Arraiolos é uma localidade do distrito de Évora e uma das mais peculiares do Alentejo.
Arraiolos – a História
A história de Arraiolos é longa e rica, já que vários foram os povos que por cá passaram e deixaram as suas marcas. A região apresenta vestígios da presença humana desde tempos remotos, presumivelmente desde o Neolítico, ou até mesmo do Calcolítico. Crê-se que a região do concelho de Arraiolos já teria uma significativa ocupação humana desde o IV Milénio a.C.
D. Dinis atribuiu o primeiro foral régio a Arraiolos em 1290. Em 1305, o mesmo rei mandou edificar o castelo e tornou-o sua morada. A vila foi condado de D. Nuno Álvares Pereira, 2º Conde de Arraiolos, a partir de 1387, o qual aqui continuou durante grandes períodos da sua vida. Em 1511, D. Manuel atribuiu à vila novo foral.
As alterações ao território de Arraiolos foram muitas ao longo dos anos. A partir de 1736 ficaram definidos os seus limites administrativos; no entremeio, sofreu várias alterações. A inclusão no distrito de Évora aconteceu em 1385.
Como qualquer outra vila portuguesa, e em particular vilas alentejanas, Arraiolos tem muitos e variados locais e monumentos de interesse turístico. Todos estes locais e monumentos da povoação e do concelho fazem parte de um requintado roteiro por terras alentejanas, todos eles constituem importantes legados patrimoniais.
Castelo de Arraiolos
Pousada de Nossa Senhora da Assunção
Igreja Matriz de Arraiolos
Igreja da Misericórdia
Fonte rural Chafariz dos Almocreves
Pelourinho
O centro histórico de Arraiolos
Igreja Matriz do Vimeiro
Ermida de São João do Campo
Palácio da Sempre Noiva
Castelo de Arraiolos
Monumento Nacional, compreende a muralha da antiga povoação e os Paços dos Alcaides.
O castelo românico-gótico ergue-se no alto do "Monte de S. Pedro". Tem uma posição privilegiada sobre a vila, destacando-se claramente na paisagem alentejana.
A fortificação de arquitetura circular é exemplo raro desta forma de construção defensiva, que data do séc. XIV. Também conhecido como Paços dos Alcaides, é no interior do Castelo de Arraiolos que também pode encontrar a Igreja do Salvador.
Depois de se deslumbrar com a vista sobre o casario branco, desça até à praça do Município, ponto central da vila, onde fica o Pelourinho e o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. São estas peças, únicas no Mundo, que trazem, bordados à mão, traços da história e da identidade de um povo e de uma região.
Tapetes de Arraiolos
Os Tapetes de Arraiolos, têxteis bordados à mão, são de há séculos, imagem de marca a que a vila e o concelho são indissociáveis.
A sua origem em Arraiolos é uma história longa de séculos.
A referência escrita mais antiga feita a um tapete de Arraiolos encontra-se no Arquivo Municipal de Arraiolos e data de 1598.
Sobre a origem e a história do Tapete de Arraiolos sabe-se que a vila de Arraiolos dispunha de todas as condições para o desenvolvimento deste artesanato. Situava-se numa região pecuária, em que a lã era uma produção destacada. Quase todos os inventários de lavradores incluem quantidades significativas deste produto em diversas fases de preparação. Por outro lado a vila contava com uma importante atividade têxtil. No lançamento da sisa de 1573, de 122 moradores do núcleo urbano com a profissão indicada, 31 (25%) tinham atividades ligadas a esse ramo: 18 tecelões, 7 cardadores, 2 pisoeiros, 2 tosadores, 1 tintureiro e 1 surrador. Os próprios inventários evidenciam a importância dessas atividades no conjunto da população. Ora, a execução de tapetes exigia quase todas essas profissões, quer na preparação da lã e sua coloração, quer ainda na produção da tela sobre a qual o bordado se executava.
Bordado à mão por gerações e gerações de bordadeiras que os fizeram chegar aos nossos dias, o “Tapete de Arraiolos” é um riquíssimo legado que importa preservar.
A Câmara Municipal de Arraiolos tem promovido diversas ações no sentido de melhor conhecer e defender o “Tapete de Arraiolos” enquanto elemento identidade cultural mas também com potencialidades para o desenvolvimento sócio-económico do concelho.
ARRAIOLOS EM AGENDA
1. O TAPETE ESTÁ NA RUA
O Tapete está na Rua” é um evento promovido pelo Município de Arraiolos e integra um conjunto de atividades culturais, nomeadamente espetáculos, exposições, colóquios e debates, com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos”.
2. FESTAS DE ARRAIOLOS SÃO BOAVENTURA (em julho)
Arraiolos
Évora
Região do Alentejo
Portugal