
O dia de São Martinho é assinalado a 11 de novembro, mas antes ou depois da data, decorrem celebrações tradicionais onde não pode faltar o magusto.
Outono é sinónimo de castanhas assadas, vinho novo e convívio na rua. O magusto, uma das tradições mais antigas vividas em várias localidades de Portugal, é o símbolo dessa celebração simples e comunitária que resiste ao tempo.
A origem da festa remonta à época medieval, quando as comunidades rurais assinalavam o Dia de São Martinho, a 11 de novembro, com fogueiras, castanhas e copos de jeropiga. Era o momento de agradecer as colheitas e festejar o fim das lides duras do campo, num ritual que unia vizinhos e famílias à volta do lume.
Hoje em dia, em várias localidades de norte a sul de Portugal, há festas, magustos, feiras, bailes e outras atividades, promovidas por entidades públicas e privadas, para celebrar esta festa do outono.
As iniciativas procuram cumprir a tradição do dia do cavaleiro, monge e, mais tarde, Santo Martinho, que, num dia de tempestade, partilhou a sua capa com um mendigo e fez o sol brilhar. Este milagre ficou conhecido como o “verão de São Martinho”, que, segundo o dizer popular, dura “três dias e mais um bocadinho”.
Alijó
Em Alijó, o dia 11 de novembro será celebrado em festa, pois celebra o seu Dia do Município.
A sede do Concelho enche-se de gente e animação para comemorar o Dia do Município, provar as castanhas, o vinho novo e as tripas. Além da tradicional Feira Franca de São Martinho, as comemorações incluem o Magusto, a Prova do Vinho novo e a Mostra Gastronómica das Freguesias, que atraem sempre milhares de pessoas ao centro da Vila. Todos os eventos são gratuitos e abertos a toda a população.
Braga
Em 2025, a tradição volta a cumprir-se. O magusto à moda antiga regressa ao coração da cidade no sábado, 16 de novembro, numa iniciativa promovida pela Rusga de São Vicente de Braga – Grupo Etnográfico do Baixo Minho, uma das associações culturais mais antigas e emblemáticas da região.
Mais do que uma simples celebração, o evento é uma autêntica recriação das antigas festas populares, com castanhas assadas, vinho, folclore e animação. A atividade principal, intitulada “A Rusga desce ao Terreiro”, tem início marcado para as 15h00, no terreiro da Torre de Menagem, um dos locais mais simbólicos do centro de Braga.
Facebook da Rusga de S. Vicente

Como já vem sendo habitual, a Rusga celebra o São Martinho num agradável magusto público, com muitas danças, cantigas e o tradicional saltar à fogueira.
Terras de Bouro
De 07 a 09 de novembro decorre a 24ª edição da Feira-Mostra de São Martinho nas Terras do Gerês. O programa inclui atividades tradicionais, magusto, desfolhada, corrida de cavalos, Festival Folclórico e apresentações musicais.
Penafiel
De 8 a 20 de Novembro, Penafiel transforma-se na Cidade do S. Martinho, palco de festa, tradição e convívio, com provas de vinho novo, magustos, feiras de artesanato e gastronomia, e muita animação popular, atraindo milhares de visitantes.
Destaque para o dia 11 de novembro, dia de São Martinho e feriado municipal. Consultar a programação no site do Município de Penafiel
Vila Nova de Gaia
No dia 15 de novembro, das 16h30 às 18h00h, o Dia de S. Martinho será celebrado no Parque Biológico de Gaia com a recriação do Magusto Tradicional.
Inscrições limitadas à capacidade do espaço. Atividade gratuita, mas sujeita ao pagamento da entrada no parque. Saber mais em https://parquebiologico.pt/todos-os-eventos//event/recriacao-do-magusto-tradicional
Prados - Celorico da Beira
Prados, aldeia de montanha no concelho de Celorico da Beira, promove nos dias 8 e 9 de novembro, mais uma edição da Festa da Castanha.
Os visitantes serão presenteados com um vasto e recheado programa onde não falta música, do fado às concertinas, ao folclore e ao folk, desporto com uma caminhada e o início do campeonato de ENDURO TAÇA DE Portugal – BIKEPARK Cadafaz-Rapa, o tradicional Mercadinho D’Aldeia, degustações variadas e, obviamente, os tradicionais magustos.
E, porque a rainha da festa é a castanha, haverá magusto nos dois dias. Ver programa.
Oeiras
O município de Oeiras volta a celebrar a Festa de São Martinho, durante dois dias, com Magusto num evento que já é tradição. Nos dias 8 e 9 de novembro, várias toneladas de castanhas, preparadas em dois grandes assadores de rua, acompanhadas com o vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’ e muita animação.
O tradicional Magusto realiza-se em dois locais do concelho e em datas distintas, sempre entre as 11h e as 22h:
Dia 9 de novembro | Largo 5 de Outubro - centro histórico de Oeiras
Dia 10 de novembro | Parque Anjos, em Algés.
Setúbal - Magusto de S. Sebastião
Castanhas, petiscos, água-pé, animação musical e divertimentos para crianças são os principais atrativos do Magusto de S. Sebastião, que decorre no Jardim do Monte Belo, de 13 a 16 de novembro. O evento, promovido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, terá uma oferta de petiscos típicos do São Martinho e de produtos regionais, acompanhados pela bebida da época, para celebrar a chegada do outono. Além da gastronomia, o Magusto de S. Sebastião trará animação musical diária ao Jardim do Monte Belo.
Grândola
O evento mais doce do Litoral alentejano está de regresso a Grândola, com a Feira de Chocolate que decorre de 7 a 9 de novembro 2025, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola.
De 7 a 15 de novembro, Grândola convida todos os amantes de boa comida a saborear as Semanas Gastronómicas do Chocolate e São Martinho, em vários restaurantes do concelho.
Ao longo de uma semana, os restaurantes que integram a iniciativa promovida pelo município de Grândola, apresentam ementas especiais, onde o chocolate e as castanhas são os ingredientes principais – desde sobremesas irresistíveis a pratos criativos que combinam com tradição e inovação
Consulte as ementas em https://www.cm-grandola.pt/noticia-73/semanas-gastronomicas-do-chocolate-e-sao-martinho-em-grandola
Marvão

| Festa da Castanha de Marvão. Foto arquivo: CM Marvão |
Marvão acolhe a Festa do Castanheiro e Feira da Castanha nos dias 8 e 9 de novembro, sendo este evento considerado um dos ‘ex-líbris’ daquele concelho do Alto Alentejo.
Durante dois dias, a vila de Marvão transforma-se numa autêntica montra do mundo rural, onde se pode encontrar tudo o que de melhor se produz na região, assim como os tradicionais magustos, com a melhor castanha assada e vinho produzido no concelho.
Portimão
Portimão celebra o São Martinho de 7 a 16 de novembro na Feira de São Martinho no Parque de Feiras e Exposições de Portimão. Neste que é um dos polos incontornáveis de animação outonal, o visitante poderá encontrar as tradicionais castanhas assadas, as batatas-doces, os figos, as nozes, o polvo assado, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, assim como as coloridas pistas de carrinhos-de-choque e os carrosséis, num certame que fará as delícias de miúdos e graúdos.
Castro Marim
A tradição das festas de São Martinho vai ser celebrada em todas as freguesias de Castro Marim entre os dias 8 e 15 de novembro, com a castanha como protagonista e várias iniciativas.
Lá diz o ditado, “no dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho”.


