Publicidade




PASSEAR PORTUGAL

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga

 



O Santuário do Bom Jesus do Monte está localizado nas encostas do Monte Espinho, com vista para a cidade de Braga, no norte de Portugal.

Monumento Nacional e também classificado como Património Mundial da Unesco, o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, destaca-se dos demais santuários em Portugal, dada a sua extraordinária envolvência e composição.

O Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga foi construído e ampliado ao longo de mais de 600 anos. O atual Santuário, construído entre 1784 e 1811 e da autoria do arquiteto bracarense Carlos Amarante, é um importante exemplar e uma das primeiras edificações do neoclássico português.

Trata-se de um santuário católico, representando um conjunto arquitetónico-paisagístico que integra a Basílica em forma de cruz latina, um dos primeiros edifícios neoclássicos de Portugal, a impressionante escadaria e ainda uma área de mata e o Parque do Bom Jesus.



Para chegar ao Santuário de Bom Jesus pode ir a pé, de carro ou tomar o funicular, obra notável de engenharia do séc. XIX. Foi o primeiro a ser instalado em Portugal, em 1882, trabalhando ainda com um sistema de água para vencer um desnível de 300 metros em 3 minutos.





A impressionante escadaria que leva ao topo é dividida em três lanços: o escadório do Pórtico, o escadório dos Cinco Sentidos e o escadório das Três Virtudes (Fé, Esperança e Caridade).

escadaria  é formada por 17 patamares decorados com fontes simbólicas, estátuas alegóricas e outra decoração barroca dedicada a várias temáticas: a Via Sacra, os Cinco Sentidos, as Virtudes, o Terreiro de Moisés e, no cimo, as oito figuras bíblicas que participaram na Condenação de Jesus. A não perder, a perspetiva ao fundo da Escadaria. Olhando para cima, as fontes trabalhadas em granito nos vários patamares destacam-se do branco formando um cálice, sobre o qual "assenta" a igreja propriamente dita.


Santuário do Bom Jesus do Monte

Braga

Distrito de Braga, Região Norte de Portugal




Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque