Publicidade




PASSEAR PORTUGAL

Ponte da Barca, entre natureza e aventura

 



Ponte da Barca é uma vila situada no Alto Minho, no distrito de Viana do Castelo, no norte de Portugal.

Situada numa região verdejante à beira do Rio Lima, pensa-se que Ponte da Barca foi buscar o seu nome à "barca" que fazia a ligação entre as duas margens, muitas vezes peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, sendo a "ponte" construída em meados do séc. XIV.


Antigo mercado (séc. XVII), Pelourinho (séc. XVI) e torre da Igreja de São João Baptista (séc. XVIII).

O centro histórico da vila com casas solarengas (algumas adaptadas a Turismo de habitação) e belos monumentos dos sécs. XVI-XVIII merece uma visita cuidada, bem como os seus arredores, em que se destacam a Igreja românica de Bravães do séc. XIII e o Castelo do Lindoso (séc. XIII) que teve um papel importante na defesa da região.

Na região Demarcada dos Vinhos Verdes, parte deste do concelho está inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês, que oferece excelentes para atividades desportivas e de lazer.

Ponte da Barca turística, com as suas pesqueiras no Rio Lima (pesca da lampreia), possui ainda coutos de caça, desportos náuticos, praia fluvial, um bom equipamento de restauração e de animação hoteleira, artesanato, folclore e uma gastronomia de requinte: o presunto e a boroa de milho, as papas de sarrabulho, a chanfana de cabra à moda de Germil, a lampreia, o cabrito dos montados de Boivães e o afamado vinho verde, acompanhado sempre por um saber receber como ninguém, fazem de Ponte da Barca uma terra de eleição.


PONTE DA BARCA EM AGENDA

1. ROMARIA DE SÃO BARTOLOMEU

Todos os anos, entre os dias 19 e 24 de Agosto, a vila de Ponte da Barca vive as suas Festas Concelhias - a Romaria de S. Bartolomeu

Sendo Ponte da Barca, a Capital das Rusgas Populares, a Romaria de S. Bartolomeu é marcada pela famosa e musical noite de 23 de Agosto, onde a população local e os visitantes formam rusgas populares que animam as ruas da vila durante madrugada fora! 




Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque