Explorar Esposende por trilhos e caminhos
Esposende dispõe de 13 percursos pedestres que se afirmam como influente segmento do ecoturismo local, contribuindo para a conservação sustentável do património natural e cultural, divulgando o território e a cultura.
São trilhos que convidam à prática desportiva, associada ao conhecimento do território, da história e da gastronomia. Mais de 140 quilómetros de percursos pedestres e ecovias que propõem caminhadas junto ao mar, pelos campos e masseiras ou pela arriba fóssil.
Todos estes percursos garantem o contacto próximo com a natureza, proporcionando vistas deslumbrantes e descoberta do território, através de uma rede de visitação que tem sido reforçada com infraestruturas de apoio, como os pontos de observação da natureza ou os miradouros.
A aposta do Município de Esposende no ecoturismo, suportado no património natural e cultural, define a formação para uma cidadania ambientalmente consciente, informada para uma correta interpretação e desenvolvendo formas de coabitação e bem-estar das populações.
Esposende conta com treze percursos pedestres, devidamente identificados e com auxílio na orientação.
Os trilhos são executados em caminhos públicos, em terra batida, estradas e caminhos florestais, podendo percorrer grandes afloramentos, revisitando os mais importantes miradouros do concelho: Senhora da Guia, em Belinho; Senhora da Paz, nas Marinhas; o Monte Faro, em Palmeira; assim como S. Lourenço, em Vila Chã.
A oferta é diversificada e permite passeios tranquilos de dificuldade baixa, como um passeio pelas azenhas do rio Neiva, em Antas, ou o percurso entre as masseiras e os moinhos de Apúlia, mas também desafia à investida na granítica Arriba Fóssil. Pelo caminho encontram-se dólmens, menires, castros, moinhos, azenhas, cangostas e muito mais.
As informações sobre os percursos pedestres poderão ser obtidas no Portal de Turismo do Município https://www.visitesposende.com/pt/fazer/percursos
Acompanhe Notícias do Minho no Facebook