A maior igreja gótica da Ordem de Cister
Classificado Património da Humanidade pela UNESCO, o Mosteiro de Alcobaça, no distrito de Leiria, é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa.
A Carta de Fundação da Abadia data de 8 de abril de 1153 e, apesar dos seus quase 900 anos, mantém intacto o conjunto das dependências medievais. A sua igreja é a primeira e a maior em estilo gótico primitivo, construída em Portugal durante a Idade Média.
Contemporâneo da fundação de Portugal, o Mosteiro é também um pouco da sua História. Fundado pelo primeiro rei, D. Afonso Henriques, e desde logo consagrado ao culto mariano, nasceu da doação das terras de Alcobaça a Bernardo de Claraval e à Ordem de Cister pela vitória sobre os mouros na conquista de Santarém.
A construção iniciou-se em 1178 e terminou cerca de 100 anos depois.
Na fachada da igreja, apenas o pórtico gótico é original. Ladeando-o, a leveza das estátuas de São Bento e de São Bernardo contrasta com o peso barroco do frontispício e das torres sineiras que foram acrescentadas no século XVIII, época em que também se concluíram as últimas dependências do mosteiro.
A Igreja, a Cozinha, o Refeitório, a Sala do Capítulo, a Capela das Relíquias são algumas das peças emblemáticas do monumento.
É no Mosteiro de Alcobaça que se encontram os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro, protagonistas de uma das mais conhecidas histórias de amor da Idade Média europeia.
Túmulo de D. Pedro - Mosteiro de Alcobaça |
Detentor de grande valor arquitetónico e artístico, o Mosteiro de Alcobaça foi eleito em 7 de Julho de 2007 como uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Mosteiro de Alcobaça
Praça 25 de Abril,
2460-018 Alcobaça
Distrito de Leiria, Região Centro de Portugal
Mais Informação: http://www.mosteiroalcobaca.gov.pt