PASSEAR PORTUGAL

Entrudo chocalheiro com os Caretos de Podence





Na aldeia de Podence, no concelho transmontano de Macedo de Cavaleiro, o Carnaval, também conhecido por Entrudo Chocalheiro, ganha vida com os Caretos.

Os Caretos de Podence são mascarados com fatos coloridos e farfalhudos, com chocalhos à cintura, que despedem o inverno e saúdam a primavera, animando as ruas e lugares encantados da localidade.

O Careto de Podence é o único que chocalha” – Chocalha as raparigas, num ritual associado à fertilidade, e anuncia a chegada da primavera, desde tempos ancestrais. A origem deste ritual pagão é anterior ao cristianismo e foi-se adaptando sem perder o simbolismo, do rapaz solteiro que celebra um novo ciclo e se apresenta ao sexo feminino.

Os Caretos de Podence foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, em dezembro de 2019.


Outras informações:

Podence é uma freguesia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança.

Do seu património histórico destaca-se a Igreja Paroquial (Nossa Senhora da Purificação), de arquitetura barroca e neoclássica, cuja construção remonta ao século XVII. Mais recentes são as Capelas de Santa Eufémia e Santa Rita, situadas no largo da Feira, ambas construídas no século XX. Destaca-se ainda a Casa do Careto, marco da tradição carnavalesca da aldeia de Podence.



PODENCE EM AGENDA

1. ENTRUDO CHOCALHEIRO, O CARNAVAL EM PODENCE (Época do Carnaval)

Mais informações e programa do Entrudo Chocalheiro na página Caretos de Podence




Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque