Publicidade




PASSEAR PORTUGAL

O arquipélago das Berlengas

 





A cerca de 10 km da costa de Peniche, no distrito de Leiria, encontramos o Arquipélago das Berlengas, constituído pela ilha da Berlenga, e os ilhéus das Estelas e dos Farilhões-Forcadas. A ilha da Berlenga, também chamada de Berlenga Grande, é a que se destaca pela sua maior dimensão.

O arquipélago faz parte da Reserva Natural das Berlengas, situada em Peniche, distrito de Leiria, no Centro de Portugal.


Para visitar as ilhas das Berlengas – ou, melhor, para ir até à Berlenga Grande, a maior ilha deste arquipélago – é preciso apanhar um barco em Peniche, para uma viagem de mais ou menos 30 minutos. Irá encontrar ainda em terra, em Peniche, diferentes meios de transporte marítimos para aceder às Berlengas, com programas e percursos variados.



A construção mais notável da ilha é o Forte de São João Baptista ou Forte da Berlenga, que após ter deixado de servir para fins militares, foi restaurado na década de 1950, pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Atualmente o Forte da Berlenga funciona como Casa-Abrigo gerido pela Associação dos Amigos da Berlenga.



Bairro dos Pescadores



Pescadores foram e são uma presença constante no Arquipélago das Berlengas. Inicialmente, abrigavam-se nas grutas naturais, mas hoje habitam, sazonalmente, as casas situadas no Bairro dos Pescadores, na encosta sul da Ilha Berlenga. 



Percursos Pedestres

Existem trilhos – bem assinalados – para caminhadas pela natureza explorando a espantosa fauna e flora. É um paraíso para a observação de aves, tais como corvos-marinhos-de-crista, gaivotas-argênteas, falcões-peregrinos, entre muitas outras.

Há dois percursos pedestres que pode seguir para explorar a ilha.


Farol do Duque de Bragança, Berlenga


O primeiro é um trilho mais longo (3 km só ida) que segue desde o Bairro dos Pescadores até ao Forte e vai até ao ponto mais a sudoeste da ilha. Um percurso que passa pelo Farol do Duque de Bragança ou Farol da Berlenga. É um trilho com descidas e subidas bastante acentuadas, mas que lhe permitirá ter uma perspetiva de toda a paisagem deslumbrante das Berlengas. 

O segundo, Trilha da Ilha Velha é um trilho mais curto (1,5 Km ida e volta) circular, um percurso relativamente fácil. Durante o trilho pode ver os outros ilhéus (Estelas e Farilhões) e até o Cabo Carvoeiro em dias mais claros.



Reserva Mundial da Biosfera

O Arquipélago faz parte da Reserva Natural das Berlengas, área protegida criada em 1981 para proteção dos valores naturais do arquipélago e da área marinha circundante, permitindo o desenvolvimento sustentado das atividades económicas. Em 2011 foi classificada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.



Nota importante: “Com vista a garantir a preservação da Reserva Natural das Berlengas, desde junho de 2022, é necessário obter permissão de acesso à área terrestre da ilha da Berlenga”.

A licença pode ser obtida na plataforma Berlengas-Pass do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).




Acompanhe o Portal de Turismo
     



Publicidade


Turismo histórico - em destaque

EM DESTAQUE