PASSEAR PORTUGAL

Ponte de Lima: uma vila com muita história

 

A famosa ponte de origem romana deu o nome a Ponte de Lima. Sobre o rio Lima e com a Igreja de Santo António da Torre Velha

Caracterizada pela sua arquitetura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima, Ponte de Lima é uma das vilas mais antigas de Portugal.

Ponte de Lima é uma vila no alto Minho, no distrito de Viana do Castelo no norte de Portugal.

É sede do município de Ponte de Lima, tendo uma área total de 320,25 km2, 41.169 habitantes em 2021, subdividido em 39 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.

VILA COM HISTÓRIA

Em pleno coração do Vale do Lima, a beleza castiça e peculiar da vila esconde raízes profundas e lendas ancestrais.

Foi a Condessa D. Teresa de Leão  (viúva do Conde D. Henrique, mãe de D. Afonso Henriques) quem, na longínqua data de 4 de Março de 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte.

Anos mais tarde, já no século XIV, D. Pedro I, atendendo à posição geoestratégica de Ponte de Lima, mandou muralhá-la, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.


PONTE SOBRE O LIMA

Ponte Romana e Ponte Medieval

Troço romano da ponte sobre o rio Lima, parcialmente soterrada.
Foto: Ponte de Lima Cultural


A ponte, que deu nome a esta nobre terra, adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho, atendendo a ser a única passagem segura do Rio Lima, em toda a sua extensão, até aos finais da Idade Média.

A Ponte lançada sobre rio, é na realidade um conjunto formado por duas pontes: o troço que resta da ponte romana na margem direita do rio, com apenas cinco arcos a partir do grande arco que está em leito seco e depois um troço medieval, de maior dimensão, que tem início na margem esquerda e se estende até à Igreja de Santo António da Torre Velha. 


Troço medieval da ponte sobre o rio Lima, em Ponte de Lima e Igreja de Santo António da Torre Velha. Foto: Ponte de Lima Cultural


O que se conserva da obra romana revela uma estrutura de grande qualidade, assente sobre arcos de volta perfeita . Uma parte significativa desta parcela encontra-se soterrada na margem direita. 

A ponte romana data provavelmente do século I, uma vez que foi nessa época que se procedeu à abertura do trajeto de uma das vias militares do antigo "Conventus Bracaraugustanus", que ligava Braga a Astorga, neste caso a Via XIX, mandada abrir pelo Imperador Augusto. 

No que respeita à parte medieval, sabe-se que na segunda metade do século XIV, realizou-se uma obra praticamente de raiz. A causa imediata desta opção parece estar nas transformações ocorridas no leito do rio Lima, em consequência dos arroteamentos: "frente a Ponte de Lima, o rio desviara-se um pouco para sul e a velha ponte romana, certamente destruída em grande parte, deixara de transpor o rio".


TORRE DA CADEIA VELHA


A Torre da Cadeia Velha, adaptada a prisão no século XVI (D. Manuel I), alberga atualmente a Loja de Turismo e acolhe exposições temporárias. O visitante mais atento, num passeio pelo casco histórico, não deixará de encontrar vestígios das torres e das muralhas e as marcas respetivas, colocadas no pavimento, a evocar a estrutura monumental desaparecida.


CHAFARIZ NOBRE


Localizado bem no Centro da Vila de Ponte de Lima, o Chafariz Fonte Pública ou Chafariz Nobre.

Construído em 1603, esteve anteriormente localizado no atual Largo Dr. António Magalhães, junto a uma das principais portas de entrada na muralha da vila, foi transferido para o Largo de Camões em 1929.


GASTRONOMIA

Arroz de Sarrabulho

Em Ponte de Lima a gastronomia, suculenta e saborosa, tem o seu ex-libris no Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco, um prato rico em sabores e tradição.

A lampreia do Rio Lima também é muito apreciada. Esta iguaria pode ser cozinhada de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e para a Lampreia à Bordalesa.

Uma palavra de realce para o Bacalhau de Cebolada, prato tradicional estimado a nível popular, confecionado nas tascas e nos restaurantes limianos, tornando-se num pitéu afamado e muito procurado.

Os mais gulosos, os que gostam de doces, não podem deixar de saborear a textura do Leite-Creme queimado.



PONTE DE LIMA EM AGENDA

1. FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS

O Festival Internacional de Jardins é um evento anual que abre as suas portas ao público de maio a outubro na margem direita do rio Lima. A seleção dos jardins é realizada por um Júri e ocorre após um concurso internacional. Qualquer pessoa pode concorrer independentemente da sua idade, profissão ou nacionalidade. O que é importante é a criatividade dos autores e a expressão de ideias inovadoras.

2. AS FEIRAS NOVAS

As Feiras Novas são uma das festas populares que acontece no segundo fim de semana de setembro. As ruas de Ponte de Lima enchem-se de povo, de alegria, de vinho e de música. Em cada esquina, uma concertina enche as ruas do centro histórico; há cantares ao desafio; folclore; muita alegria. É uma verdadeira festa do povo, uma das maiores romarias do Alto Minho.




Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque