PASSEAR PORTUGAL

Lindoso: a aldeia dos espigueiros, castelo e calçadas medievais no Gerês


Castelo de Lindoso, Rui Videira

A aldeia de Lindoso está localizada no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, em pleno Parque Nacional da Peneda do Gerês.

Faz fronteira com Espanha e estende-se pela vertente Norte da Serra Amarela e pela Serra do Cabril, na margem esquerda do rio Lima. 

A aldeia de Lindoso é composta pelos lugares do Castelo, Cidadelhe e Parada e brinda-nos com um Património edificado muito importante e valioso. Exemplo disso, é o Castelo medieval e os famosos Espigueiros em granito.


CASTELO DE LINDOSO

Pela sua localização estratégica (junto à fronteira com Espanha e próximo do Rio Lima), o Castelo de Lindoso é memória viva das batalhas travadas na defesa deste território. Erguido na Idade Média nos princípios do séc. XIII, passou por processos de restauração até a desativação da sua função inicial de vigia e defesa.

Hoje o Castelo de Lindoso, transformado num espaço vivo, no qual se desenvolvem atividades culturais, está classificado como monumento nacionale recomendamos uma visita atenta ao edifício que se encontra bem conservado.   

A entrada para nas muralhas do Castelo é livre, podendo a partir deste apreciar algumas das melhores vistas panorâmicas sobre a aldeia e a albufeira da barragem ao longe. O edifício acolhe o Núcleo Museológico do Castelo.


ESPIGUEIROS DE LINDOSO

Espigueiros em Lindoso


Um dos maiores tesouros da aldeia são os seus emblemáticos Espigueiros em granito e eiras comunitárias. Junto ao Castelo levantam-se mais de cinquenta espigueiros dos séc. XVIII e XIX, num aglomerado impressionante e único no país.

Estes Espigueiros fazem lembrar a tradição comunitária das populações da montanha. 


VISITAR LINDOSO

Aldeia de Lindoso, Aldeias de Portugal


Para além do Castelo e dos Espigueiros, podemos desfrutar o Cruzeiro do Castelo e do Largo do Destro, o Pelourinho, a Igreja Matriz, o lavadouro comunitário e as várias calçadas medievais

Se gosta de caminhadas, recomendamos que faça o Trilho dos Moinhos de Parada (7 km), com início e fim no lugar de Parada, próximo de Lindoso. 

Vale a pena o passeio pelos trilhos pedestres que abrem caminho a paisagens deslumbrantes e outros segredos que não se escrevem.

Não pode também deixar de visitar a Barragem do Alto Lindoso - centro produtor hidroelétrico, que se encontra entre a aldeia de Lindoso e a próxima aldeia do Soajo, também famosa pelo seu conjunto de espigueiros.


Lindoso, Aldeias de Portugal


LINDOSO EM AGENDA

1. ENTERRO DO PAI VELHO, ENTRUDO (em fevereiro)

Em Lindoso realizam-se algumas festas tradicionais onde se destacam o Enterro do Pai Velho – Entrudo tradicional de Lindoso (em fevereiro) uma espécie de ritual ligado ao solstício, mágico e rural, em que se celebra o findar da invernaria e o anúncio da fecunda Primavera

2. MALHADA TRADICIONAL (em agosto).





Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque