PASSEAR PORTUGAL

Beira Baixa lança roteiro com propostas para os seus visitantes

 

Pelas mil e uma cores da Beira Baixa um novo roteiro que ninguém vai querer perder nesta Primavera.


Aldeia de Monsanto, Idanha-a-Nova


Vasto, de vales cavados e profundos, e de grandiosas planícies, o território designado por Beira Baixa, composto pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, (municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa) está situado no centro do país, junto à fronteira com Espanha, sendo delimitado a norte pela Serra da Gardunha e a sul pela planície alentejana.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa juntou o melhor desta Primavera num novo roteiro de três dias para quem quiser conhecer este território.

Numa viagem pelas paisagens, natureza, miradouros e aldeias pitorescas, pelas tradições pascais e pelos sabores genuínos, são 20 as propostas que desafiam todas as famílias a mergulhar no coração da Beira Baixa.

“Criamos uma nova proposta turística que junta as tradições pascais, a um conjunto de atividades turísticas identitárias da Beira Baixa, ideais para esta época do ano, em que o sol espreita, os dias são mais longos e a brisa sopra leve, convidativa para uma mão cheia de aventuras ao ar livre”, explica a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.


Pelas mil e uma cores da Primavera há um conjunto de atividades turísticas identitárias da Beira Baixa para descobrir, ideais para esta época do ano, em que o sol espreita, os dias são mais longos e a brisa sopra leve, convidativa para uma mão cheia de aventuras ao ar livre. 


Passadiços do Orvalho, Oleiros


Descobrir os Passadiços do Orvalho ou palmilhar a Serra das Talhadas e da Serra da Malcata, observar as Portas de Ródão num passeio de barco pelo Tejo e, pela biodiversidade, continuar caminho no Parque Barrocal, em Castelo Branco e deixar-se apaixonar pela aldeia pitoresca de Penha Garcia são só algumas das sugestões deste novo roteiro.


O roteiro desafia ainda a conhecer a genuinidade das tradições pascais da Beira Baixa, com uma agenda que identifica dezenas de tradições quaresmais e pascais, algumas das quais absolutamente únicas no País. Das procissões, aos compassos, cortejos, encenações, vigílias, encomendação das almas e manifestações populares e profanas… se está à procura de vivências únicas esta é altura certa para visitar a Beira Baixa.


Na Beira Baixa, a Primavera e a Páscoa rima com sabores autênticos e genuínos. Com um punhado de tradição, uma pitada de inovação, um cheirinho de doçura e uma dose generosa de sabedoria, o roteiro convida a uma viagem gastronómica inesquecível. Do cabrito estonado, ao plangaio, ao peixe do rio, passando pelo bolo finto e a tigelada, vai ser difícil resistir.


O roteiro primaveril é ainda complementado com dezenas de outras sugestões para que o turista possa construir o seu próprio roteiro, personalizando-o conforme os seus interesses e quem sabe prolongar a viagem por mais dias…

 

Roteiro: Pelas mil e uma cores da Beira Baixa

Dia 1

Manhã: Trilhe os Passadiços do Orvalho (Oleiros)

Almoço: Prove Cabrito Estonado e adoce a boca com o Bolo Finto

 

Tarde: Explore a Serra das Talhadas (Proença-a-Nova)

Visite a Aldeia do Xisto da Figueira (Proença-a-Nova)

Jantar: Saboreie o Plangaio e a tigelada

 

 

Dia 2

Manhã: Passeie no Tejo e passe pelas Portas de Ródão (Vila Velha de Ródão)

Almoço: Delicie-se com peixe do rio e com uma prova de azeites da Beira Baixa

 

Tarde:  Encante-se com o Parque Barrocal (Castelo Branco)

Desfrute da Serra da Gardunha em Louriçal do Campo (Castelo Branco)

Jantar: Experimente Borrego Merino da Beira Baixa e para sobremesa escolha as Broas de Mel

 


Dia 3

Manhã: Descubra a aldeia de Penha Garcia (Idanha-a-Nova)

Almoço: Delicie-se com Maranhos, Borrego Ensopado e Borrachões

 

Não perca o Sábado Aleluia (Idanha-a-Nova)

Encante-se pela Serra da Malcata (Penamacor)

Alinhe num Picnic com queijos da Beira Baixa na Praia Fluvial de Meimoa (Penamacor)

 

 


Para mais informações e reservas aceda a https://beirabaixatour.pt




Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque