PASSEAR PORTUGAL

À descoberta de Talasnal - aldeia do xisto


Percursos pedestres, praias fluviais, aldeias do xisto, gastronomia. Os motivos para visitar a Serra da Lousã são múltiplos e cruzam-se, inevitavelmente, com o seu património natural e com a riqueza da sua fauna e flora. Aqui vamos à descoberta de Talasnal na serra da Lousã


Talasnal - Foto: Aldeias do Xisto



A Serra da Lousã

A Serra da Lousã é abrangida pelos municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Penela e Miranda do Corvo. A Serra de Lousã juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, formam o mais imponente dos alinhamentos montanhosos de Portugal: a Cordilheira Central.

A Serra da Lousã distingue-se pelas características únicas em termos de riqueza natural e biodiversidade, o que justifica a sua inclusão na Rede Natura 2000. A Serra da Lousã inclui-se, ainda, na Reserva Ecológica Nacional, um estatuto de proteção especial atribuído a áreas de especial valor ecológico ou particular vulnerabilidade a riscos naturais.

Esta é uma região com características que convidam ao turismo de Natureza. 


Aldeias do Xisto

A Rede das Aldeias do Xisto é composta por 27 aldeias distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal. A Serra da Lousã é a unidade territorial que mais “lugares” compreende, com um total de 12 aldeias, 5 das quais no concelho da Lousã.

Hoje, chegar a qualquer uma destas aldeias é descobrir um verdadeiro postal ilustrado, com as cores, cheiros, sabores e encantos do entorno natural, marcado pelo acolhimento das gentes locais. 


Vila da Lousã

O Município da Lousã destaca-se por paisagens naturais onde as alturas rodeadas de verde constituem grande parte desta terra. Na vila da Lousã, a planície funde-se com a Serra. 

Nos arredores da vila da Lousã, é indispensável conhecer o lado lousanense das Aldeias do Xisto — Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal —, além das várias aldeias tradicionais serranas, que pintam uma imagem cheia de misticismo. 



Talasnal, a aldeia do xisto com mais encanto

Aqui reina a natureza. Descobrir esta aldeia representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies.



A malha urbana é complexa, distribuindo-se o casario por uma encosta mais orientada a sul (a maioria) e por outra mais orientada a norte. A ruela principal acompanha o declive da encosta, num percurso íngreme. Dela derivam quelhas e becos que criam um ambiente de descoberta que todos gostam de explorar à espera da surpresa de um novo recanto. O material de construção predominante é o xisto, de tons escuros, e a quase totalidade das fachadas dos edifícios não possui qualquer reboco.

Merecem destaque:

  • Alminha
    Na ruela principal, num nicho envolvido por moldura de madeira.
  • Lagares de azeite
    Existiram dois lagares de azeite na aldeia. Um está em ruína. O outro, particular, foi recentemente recuperado. São os testemunhos do muito "ouro verde" que por aqui se produzia.
A antiga escola mantém-se lá. Acolhe quem visita a Aldeia, porto de abrigo de todos os que dela precisem. Reconverteu-se, mas não deixa esquecer que foi fonte de saber.



Percursos pedestres


Junto ao Castelo da Lousã encontre um conjunto de percursos pedestres. O percurso PR2 – Rota das Aldeias do Xisto é um percurso pedestre circular que liga a aldeia Talasnal ao Castelo da Lousã e que passa na aldeia do Casal Novo. No total são cerca de 6 km, mas pode optar por fazer apenas o troço que liga Talasnal ao Casal Novo (4 km ida e volta). 

Descubra mais sobre os percursos em Rede de percursos pedestres da Lousã


Alojamentos em Talasnal

  • Turismo de Natureza
  • Tipo: Hotéis, Residenciais, Casas
  • Plataforma de pesquisa: booking

Faça uma visita e aproveite os encantos deste local, com muito para ver, descobrir e saborear

Como chegar

De Norte e de Sul

Na A1 sair para Coimbra. Tome a N17 (Estrada da Beira) e 14 km após a ponte sobre o Rio Mondego saia para a N236 no sentido da Lousã. Após 9 km chega à Lousã. Aí deverá tomar o caminho florestal de terra batida, a partir de Cacilhas em direção às Aldeias do Xisto. Siga depois as indicações para a aldeia.




Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque