PASSEAR PORTUGAL

Celorico da Beira, uma vila com história



Celorico da Beira é uma vila portuguesa junto à Serra da Estrela, no distrito da Guarda, na Beira Alta, sede de concelho, atravessada pelo rio Mondego e considerada a Capital do Queijo da Serra. 

Em Celorico da Beira recomenda-se a visita ao Castelo e às muralhas, às igrejas de Santa Maria e da Misericórdia, aos solares brasonados, a um interessante conjunto de janelas manuelinas e, ainda, ao Solar do Queijo e ao Museu do Agricultor e do Queijo.


O Castelo de Celorico da Beira

O Castelo, ex-libris de Celorico da Beira, cuja fundação remontará aos séculos XII/XIII, é classificado tipologicamente como sendo um castelo românico-gótico.

Celorico da Beira


O sobranceiro Castelo de Celorico da Beira é, por si só, motivo de visita mas também daqui se avistam, ao longe, o Castelo de Linhares da Beira, o Castelo da Guarda e o Castelo de Trancoso, mostrando assim a sua histórica causa defensiva ao longo de séculos. No século XVIII terá desaparecido a cerca da vila, mas ficou a Torre do Relógio e a cerca em redor do castelo.


O Queijo da Serra

Nos pastos férteis e verdejantes pastoreiam os maiores rebanhos de ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira

As especificidades das condições climáticas e da flora desta região, constituem as condições de excelência para a produção do Queijo Serra da Estrela, o melhor e em maior quantidade de toda a região demarcada, situação que lhe granjeou o epíteto de Capital do Queijo Serra da Estrela


Queijo Serra da Estrela


O Mercado Municipal de Celorico da Beira é em fevereiro palco da Feira e da festa do Queijo da Serra da Estrela. O evento serve sobretudo para promover a venda e o consumo do genuíno queijo, sendo uma boa oportunidade de negócio para os produtores. 

Em homenagem ao pastor e ao Queijo Serra da Estrela, a Autarquia ergueu, no centro histórico da vila, junto ao castelo, num antigo edifício brasonado do Séc. XVIII, o Solar do Queijo Serra da Estrela, autêntica catedral do melhor queijo produzido no concelho.



Linhares da Beira, Aldeia Histórica

Linhares da Beira, classificada como Aldeia Histórica, é a localidade mais emblemática do concelho de Celorico da Beira. 

Do edificado destacam-se o castelo, o pelourinho, a janela manuelina da Casa do Judeu e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. Nesta localidade está sedeada, desde 1993, a Escola de Parapente do INATEL.


Linhares da Beira



3  Linhares da Beira
Linhares da Beira



4  Castelo de Linhares da Beira
Castelo de Linhares da Beira




Alojamentos em Celorico da Beira

  • Férias com história
  • Tipo: Hotéis, Residenciais, Casas
  • Plataforma de pesquisa: booking

Faça uma visita e aproveite os encantos deste local, com muito para ver, descobrir e saborear.


Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque