PASSEAR PORTUGAL

Aldeia histórica de Castelo Novo na serra da Gardunha

 



Castelo Novo é uma aldeia histórica do concelho do Fundão no distrito de Castelo Branco.

Castelo Novo faz parte da rede Aldeias Históricas de Portugal, que promove o desenvolvimento turístico, da qual fazem parte também Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Enquadrada no soberbo anfiteatro que forma a Serra da Gardunha, Castelo Novo surpreende pelos belos exemplares de casas senhoriais que foram propriedade de famílias nobres da região.

Ao seu castelo, edificado no séc. XII e que sofreu grandes estragos com o terramoto de 1755, foi dado o nome de "novo", já que existia nas imediações um outro que foi abandonado por não possuir boas condições para a defesa do sítio. Assim se explica que a aldeia tenha tomado o nome de Castelo Novo.


Paços do Concelho, Castelo Novo | Aldeias Históricas de Portugal

O edifício quinhentista dos antigos Paços do Concelho e o Pelourinho, datado do século XVI, estão localizados no Largo do Município, no centro de Castelo Novo. O edifício faz parte da memória dos tempos em que Castelo novo era sede de Concelho.



Localizado no cimo da aldeia histórica, o Castelo está dotado de uma série de passadiços e estruturas que tornam mais acessível a sua visita. Estima-se que a sua construção date de 1202. Suba até ao topo das ruínas da Torre de Menagem para apreciar a vista magnífica sobre Castelo Novo e a Serra da Gardunha.


Praia fluvial de Castelo Novo


A aldeia histórica de Castelo Novo foi galardoada com o prémio “Melhor Aldeia Turística 2022” pela Organização Mundial do Turismo (OMT). É a terceira povoação portuguesa a integrar a rede, atualmente com 115 aldeias em todo o globo, depois de Cumeada e Castelo Rodrigo terem sido nomeadas em 2021, ano de estreia da iniciativa.



Mesmo ao lado de Castelo Novo pode visitar a bonita vila de Alpedrinha.


Faça uma visita e aproveite os encantos deste local, com muito para ver, descobrir e saborear.


Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque