PASSEAR PORTUGAL

Roteiro de São Martinho: magustos e locais onde pode celebrar

 



27.10.2023 - O dia de São Martinho é assinalado a 11 de novembro, mas, antes ou depois da data, decorrem celebrações tradicionais onde não pode faltar o magusto. Há também feiras, bailes e outras atividades para participar nesta festa do outono de norte a sul de Portugal continental.

As iniciativas procuram cumprir a tradição do dia do cavaleiro, monge e, mais tarde, santo Martinho, que, num dia de tempestade, partilhou a sua capa com um mendigo e fez o sol brilhar. Este milagre ficou conhecido como o “verão de São Martinho”, que, segundo o dizer popular, dura “três dias e mais um bocadinho”.


Alijó

Em Alijó, o dia 11 de novembro será celebrado em festa, pois celebra o seu Dia do Município.

A sede do Concelho enche-se de gente e animação para comemorar o Dia do Município, provar as castanhas, o vinho novo e as tripas. Além da tradicional Feira de São Martinho, as comemorações incluem o Magusto, a Prova do Vinho novo e a Mostra Gastronómica das Freguesias, que atraem sempre milhares de pessoas ao centro da Vila. Todos os eventos são gratuitos e abertos a toda a população.


Braga

No dia 12 de novembro, domingo, pelas 15h30, a Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho, leva a efeito no Terreiro da Torre de Menagem (centro de Braga), a 12ª edição da iniciativa "A Rusga desce ao terreiro".


Imagem de arquivo. Foto: Rusga de S. Vicente


Como já vem sendo habitual, a Rusga promove um magusto público, para quem deambula pelo centro histórico da cidade. O crescendo deste evento regista-se a todos os níveis, nomeadamente, a adesão do público vindo de concelhos vizinhos, para além dos 'amigos rusgueiros' e demais público já fidelizado a esta iniciativa.


Terras de Bouro

De 10 a 12 de novembro decorre a 22ª edição da Feira-Mostra de São Martinho nas Terras do Gerês. O programa inclui atividades tradicionais, magusto, desfolhada, corrida de cavalos, Festival Folclórico e apresentações musicais.


Vila Nova de Gaia

No dia 11 de novembro, das 14h30 às 17h, o Dia de S. Martinho será celebrado no Parque Biológico de Gaia. Inscrições limitadas à capacidade do espaço. Atividade gratuita, mas sujeita ao pagamento da entrada no parque. Marcação prévia através do email atendimento_pbiologico@cm-gaia.pt A atividade poderá ser cancelada caso as condições meteorológicas não permitam a sua realização.



Prados - Celorico da Beira

Prados, aldeia de montanha no concelho de Celorico da Beira, promove nos próximos dias 4 e 5 de novembro, mais uma edição do Festival da Castanha.

O Festival da Castanha 2023 conta com um programa diversificado, com destaque para o Mercadinho D’aldeia, animação de rua, jogos tradicionais, passeio micológico, jantar convívio “Sabores de Outono”, música popular/ tradicional portuguesa (rancho folclórico, grupos de concertinas e cantares ao desafio), e um espetáculo com os Feiticeiros de Hórus.

E, porque a rainha da festa é a castanha, haverá magusto nos dois dias. Ver programa.


Oeiras

O município de Oeiras volta a celebrar a Festa de São Martinho, durante dois dias, com Magusto num evento que já é tradição. Nos dias 11 e 12 de novembro, 10 toneladas de castanhas, preparadas em dois grandes assadores de rua, acompanhadas com o vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’ e muita animação. 


Estão programados dois magustos – um em Oeiras e outro em Algés – ambos a decorrer entre as 11h e as 22h. A entrada é livre.

  • Dia 11 de novembro | Largo 5 de Outubro - Centro Histórico, em Oeiras 

  • Dia 12 de novembro | Parque Anjos, em Algés. 


Grândola

O evento mais doce do Litoral alentejano está de regresso a Grândola, com a Feira de Chocolate que decorre de 10 a 12 de novembro no Parque de Feiras e Exposições de Grândola. No dia 11, sábado, entre as 9h e 14h, terá lugar o Magusto de São Martinho no Mercado Municipal, com oferta de castanhas e muita animação cultural.


Marvão

Festa do Castanheiro e Feira da Castanha

Festa da Castanha de Marvão. Foto arquivo: CM Marvão


Marvão acolhe a Festa do Castanheiro e Feira da Castanha  nos dias 11 e 12 de novembro, sendo este evento considerado um dos ‘ex-líbris’ daquele concelho do Alto Alentejo.

Durante dois dias, a vila de Marvão transforma-se numa autêntica montra do mundo rural, onde se pode encontrar tudo o que de melhor se produz na região, assim como três tradicionais magustos, com a melhor castanha assada e vinho produzido no concelho.


Portimão

Portimão celebra o São Martinho de 3 a 12 de novembro na Feira de São Martinho no Parque de Feiras e Exposições de Portimão. Neste que é um dos polos incontornáveis de animação outonal, o visitante pode encontrar os tradicionais expositores de vários tipos de produtos, onde também encontrará as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas e o algodão doce, os cachorros quentes, o polvo assado, o pão com chouriço, as bifanas e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto.


Castro Marim

A freguesia de Altura em Castro Marim promove a Feirinha da Castanha no dia 11 de novembro, com o magusto junto ao Mercado Municipal, a partir das 10h, com animação musical e a atuação do Rancho Folclórico de Santo Estevão.



Lá diz o ditado, “no dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho”.



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque