![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFK5FXgNvrc2psH_kXIfSRuQB1wkAJqEtlVRoEsJXQ5XMG7tKw-SnlOHXeYqZ1suAM6mPgo2bymah1iXuI2ORJEXlkOBCrhFZi9MpBoyDa1a6Fr4HRnSbCxQ3R9_0sI8nEnQ_oQHWDV8xHjr5QfFtqheBS2sDLu81G6HZtqcPX3MkAINP8EbZCLyu_RA/s16000/passadi%C3%A7o-do-mondego-2.png)
Os Passadiços do Mondego situam-se no concelho da Guarda e estão inseridos num território reconhecido pela UNESCO como Geopark Estrela. Foram inaugurados oficialmente, no dia 6 de Novembro de 2022. É um percurso com cerca de 12 km, ao longo do Rio Mondego, e passa por localidades como Videmonte, Trinta, Vila Soeiro e Barragem do Caldeirão.
O trajeto, de beleza ímpar, proporciona aos caminhantes paisagens de cortar a respiração e integra zonas de travessia, passadiços e pontes suspensas.
O trajeto desenvolve-se ao longo do Rio Mondego e de dois afluentes o Ribeiro do Barrocal e o Rio Caldeirão, abrangendo cerca de 11,5 km, sendo 6,7 km em cima de passadiços de madeira (num total de sete) uns planos, outros em escadarias.
O restante percurso é feito por trilhos e caminhos já existentes. De salientar a reabilitação de duas pontes, sendo uma delas a famosa Ponte do Ribas, junto a um novo equipamento de slide duplo, e a construção de três novas pontes suspensas. Atravessa, ainda, duas pequenas ribeiras.
Os passadiços desde Videmonte estendem-se até à Barragem do Caldeirão, beneficiando as freguesias de Videmonte, Maçainhas, Meios, Aldeia Viçosa e as Uniões de freguesia de Trinta e Corujeira e Mizarela, Pero Soares e Vila Soeiro. Os visitantes têm acesso a lugares únicos, como o Miradouro do Mocho Real, cascatas, moinhos, antigas fábricas de lanifícios, de tecelagem e de produção de eletricidade (Hidroelétrica do Pateiro).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYhaJEhDv7dRI-fA-F4PNmdqvrIsCt5TbPSr4lzLY5cQ0T9KOYCSXzFY4vRuLHvHDefYONdsGvPkgplNzfaO-boMWD3i_Wrc-p-u_mvs8aIdDIng-akIUPqJZDLFjKH8WXhKdiwoO7vZdZuIUEOfV-1Uhaj4ARjMCLJ7mALvI3gSuqueOOigJ08e9_CQ/s16000/passadicos-do-mondego-1.jpg)
Acesso
O acesso aos Passadiços do Mondego pode ser feito através de uma das duas extremidades dos Passadiços: uma situada na localidade de Videmonte e a outra localizada na Barragem do Caldeirão.
Videmonte localizada numa das encostas da Serra da Estrela, situa-se a 22 km da Guarda, e é uma das freguesias mais altas do país, atingindo uma altitude média de cerca de 1000 metros, tendo, no entanto, alguns locais que ultrapassam essa altitude, é atravessada pelo Rio Mondego que lhe confere paisagens naturais impressionantes e a tornam perfeita para a prática de desporto e para o contacto com a natureza.
Durante todo o percurso, e para sua segurança, existe sempre cobertura de rede móvel.
Reserve cerca de 5 horas para percorrer, calmamente, os 12 km dos Passadiços do Mondego.
Em ambas as extremidades dos Passadiços do Mondego existem parques de estacionamento para deixar a sua viatura.
![]() |
Percurso do ribeiro dos Moinhos |
Percursos
Percurso Completo
12 km (Barragem do Caldeirão – Videmonte)
Duração aproximada: 4h / 5h horas
Dificuldade: Média
Tipologia: Linear
Percurso Familiar
2 Km
Videmonte – Açude dos Trinta
Tipologia: Linear
Percurso Mobilidade Reduzida
2 Km
Vila Soeiro – Central – Ponte Suspensa (Engenho do Pateiro)
Tipologia: Linear
Toda a informação e bilhetes, no site oficial: aqui.