PASSEAR PORTUGAL

Os passadiços do Mondego: percursos com paisagens únicas

 



Os Passadiços do Mondego situam-se no concelho da Guarda e estão inseridos num território reconhecido pela UNESCO como Geopark Estrela. Foram inaugurados oficialmente, no dia 6 de Novembro de 2022. É um percurso com cerca de 12 km, ao longo do Rio Mondego, e passa por localidades como Videmonte, Trinta, Vila Soeiro e Barragem do Caldeirão.

O trajeto, de beleza ímpar, proporciona aos caminhantes paisagens de cortar a respiração e integra zonas de travessia, passadiços e pontes suspensas.

O trajeto desenvolve-se ao longo do Rio Mondego e de dois afluentes o Ribeiro do Barrocal e o Rio Caldeirão, abrangendo cerca de 11,5 km, sendo 6,7 km em cima de passadiços de madeira (num total de sete) uns planos, outros em escadarias.

O restante percurso é feito por trilhos e caminhos já existentes. De salientar a reabilitação de duas pontes, sendo uma delas a famosa Ponte do Ribas, junto a um novo equipamento de slide duplo, e a construção de três novas pontes suspensas. Atravessa, ainda, duas pequenas ribeiras.

Os passadiços desde Videmonte estendem-se até à Barragem do Caldeirão, beneficiando as freguesias de Videmonte, Maçainhas, Meios, Aldeia Viçosa e as Uniões de freguesia de Trinta e Corujeira e Mizarela, Pero Soares e Vila Soeiro. Os visitantes têm acesso a lugares únicos, como o Miradouro do Mocho Real, cascatas, moinhos, antigas fábricas de lanifícios, de tecelagem e de produção de eletricidade (Hidroelétrica do Pateiro).




Acesso

O acesso aos Passadiços do Mondego pode ser feito através de uma das duas extremidades dos Passadiços: uma situada na localidade de Videmonte e a outra localizada na Barragem do Caldeirão.

Videmonte localizada numa das encostas da Serra da Estrela, situa-se a 22 km da Guarda, e é uma das freguesias mais altas do país, atingindo uma altitude média de cerca de 1000 metros, tendo, no entanto, alguns locais que ultrapassam essa altitude, é atravessada pelo Rio Mondego que lhe confere paisagens naturais impressionantes e a tornam perfeita para a prática de desporto e para o contacto com a natureza.

Durante todo o percurso, e para sua segurança, existe sempre cobertura de rede móvel.

Reserve cerca de 5 horas para percorrer, calmamente, os 12 km dos Passadiços do Mondego.

Em ambas as extremidades dos Passadiços do Mondego existem parques de estacionamento para deixar a sua viatura.


Percurso do ribeiro dos Moinhos


Percursos

Percurso Completo

  • 12 km (Barragem do Caldeirão – Videmonte)

  • Duração aproximada: 4h / 5h horas

  • Dificuldade: Média

  • Tipologia: Linear


Percurso Familiar

  • 2 Km

  • Videmonte – Açude dos Trinta

  • Tipologia: Linear


Percurso Mobilidade Reduzida

  • 2 Km

  • Vila Soeiro – Central – Ponte Suspensa (Engenho do Pateiro)

  • Tipologia: Linear



Toda a informação e bilhetes, no site oficial: aqui.



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque