PASSEAR PORTUGAL

Igreja Matriz de Válega em Ovar, uma das mais bonitas de Portugal

 


A Igreja da Válega é uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo e, sem sombra de dúvida, uma das mais impressionantes igrejas em Portugal! Ao pôr-do-sol, a fachada da igreja, virada para poente, é particularmente bela, banhada pelos raios de sol. Um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores.

O atual edifício começou a ser construído em 1746 tendo a obra demorado mais de um século a ser concluída. A igreja é ampla e elevada com a torre sineira integrada na fachada. A frontaria está completamente revestida a azulejos policromáticos da fábrica Aleluia, colocados em 1960, com temas figurativos de origem bíblica. O interior, igualmente revestido com azulejos policromados, apresenta os tetos cobertos com madeiras exóticas.  Os vitrais, concebidos em Madrid, foram oferta do Comendador António Augusto da Silva, datáveis dos anos 60 do século XX.




Vitral da Igreja Matriz de Válega


A Igreja da Válega encontra-se na sua localização atual desde meados do séc. XVIII. 

São de destacar no interior da igreja:

  • intervenções do séc. XX, como por exemplo os tetos em madeiras exóticas, patrocinados por la Família Lopes, assim como revestimentos exuberantes em azulejos, produzidos na Fábrica Aleluia de Aveiro

  • trabalhos em mármore nas paredes interiores da capela-mor, do côro baixo e dos ladris gerais

A Válega situa-se a 6,5 km da cidade de Ovar e merece, sem dúvida, a sua visita! 



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque