PASSEAR PORTUGAL

Romaria d'Agonia em Viana do Castelo com programa para todos os gostos

 


Os festejos da Romaria d’Agonia estarão nas ruas de Viana do Castelo, entre 14 e 22 de agosto.

"Que se trajem as mordomas e as mulheres da Ribeira, que coloquem o melhor ouro, orgulho de uma ‘chieira’ que só em Viana do Castelo tem significado. Os pescadores que preparem as camisas e as flores para decorar os barcos. Que se embelezem os andores. É tempo de tingir o sal para a noite mais longa e bonita do ano, de ultimar os carros alegóricos e de carregar os bombos.

Aproxima-se a hora em que os foguetes vão de novo ecoar por toda a região anunciando, ao som dos bombos, de uma euforia sem igual dos gigantones e cabeçudos, que a Romaria da Senhora d’Agonia está de volta." - pela Organização Viana Festas.


A Romaria de Nossa Sr.ª d’Agonia é sem dúvida a maior festa do Alto Minho, que junta milhares de pessoas na cidade de Viana do Castelo e é um momento de confraternização, tradição e alegria.


Procissão ao Mar



Desfile da Mordomia


O Desfile da Mordomia é um dos momentos de maior destaque. Este ano é esperado um recorde de participações, cerca de 800 mordomas. Uma tradição cada vez mais enraizada entre as mulheres de Viana do Castelo, que junta várias gerações, no mesmo quadro, para mostrarem o esplendor e a riqueza dos trajes e do ouro de Viana do Castelo.


Programa das Festas disponível em https://festasdagonia.com/



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque