PASSEAR PORTUGAL

Foz do Arelho: "Casa das Conchas"

Praia Foz do Arelho


A Casa das Conchas, na Foz do Arelho, será inaugurada no dia 2 de julho.

A abertura deste novo espaço museológico surge depois da inauguração do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos e do Posto de Turismo,  que decorreu no dia 12 de junho, dia em que se comemorou o 13.º aniversário da elevação da Foz do Arelho a vila.

A “Casa das Conchas – espaço de malacologia da Foz do Arelho”, terá cerca de 800 espécies de conchas em exposição.

São, igualmente, contadas muitas histórias e curiosidades relacionadas com as conchas que surgiram ao longo do tempo.

Situada a cerca de 10 quilómetros das Caldas da Rainha (a noroeste do concelho), a Foz do Arelho nasce a partir da comunidade piscatória que vivia da pesca e da apanha de bivalves na Lagoa de Óbidos. Daquele ecossistema vinha também o limo com que as populações adubavam a terra. São também famosas as bateiras, típicas embarcações que ainda se utilizam na Lagoa, e que em tempos idos eram usadas em regatas. Ainda hoje, cerca de uma centena pescadores e sobretudo de mariscadores das freguesias ribeirinhas (entre elas a da Foz do Arelho) tiram o sustento das águas da Lagoa.

A Praia da Foz do Arelho, junto à Lagoa de Óbidos é um lugar onde a natureza nos brindou, com as suas excecionais qualidades terapêuticas e um extenso areal, local de eleição para surfistas, as águas calmas e tranquilas da Lagoa são um encanto para as crianças.

A inauguração da Casa das Conchas está marcada para o dia 2 de julho, sábado, pelas 15h00, nas antigas instalações do Posto de Socorros Visconde de Moraes, na Avenida do Mar, Foz do Arelho.




Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque