PASSEAR PORTUGAL

Arcos de Valdevez reativa o Turismo

 
Centro Histórico de Arcos de Valdevez


Após algum abrandamento da dinamização turística no concelho, devido à COVID-19, a Autarquia de Arcos de Valdevez está a lançar um conjunto de iniciativas para reativar a dinâmica do Turismo, que se pretende que contribuam para estimular a economia local.

Este programa tem várias iniciativas ao nível da promoção do destino, capacitação dos trabalhadores do turismo e do apoio às iniciativas no turismo.  

A autarquia pretende um turismo mais dinâmico e mais sustentável, onde os parceiros devem colaborar ativamente para a retoma do setor económico do turismo.



Ponte Velha de Arcos de Valdevez



Arcos de Valdevez pode ser considerado uma pequena caixa de sedução, encravado no Vale do Vez, Arcos conserva todo o encanto característico do ALTO MINHO: paisagem verde, frescura abundante, arquitetura solarenga e um rio que espalha a vaidade de toda uma vila carregada de História.


ARCOS À MESA

No fim-de-semana de 26 de fevereiro a 1 de março, regressam os fins-de-semana gastronómicos com o Arcos à MesaCozido à moda dos Arcos.




Arcos à Mesa: “Cabrito” nos dias 9 e 10 de Abril e o Fim-de-semana Gastronómico: “Carne da Cachena com Arroz de Feijão Tarreste” nos dias 30 de Abril e 1 de Maio.



CULTURA

Para além dos eventos gastronómicos, a Agenda Cultural é diversificada, havendo oferta variada, para todos os públicos, oferecida por uma rede alargada de equipamentos culturais de Arcos de Valdevez.

Na Casa das Artes concelhia, para além da oferta do cinema, teatro ou concertos está a decorrer até março o Festival de Música Moderna Sons de Vez.



O Paço de Giela promove frequentemente as atividades do Paço em Família ou workshops. Nas Oficinas de Criatividade Himalaya também existe uma agenda diversificada, com palestras e outras atividades para as crianças ligadas à ciência e ao Padre Himalaya. 

O Centro Interpretativo do Barroco e a Biblioteca Municipal são outros dois equipamentos que também procuram disponibilizar uma agenda de eventos rica e regular, com concertos, palestras e atividades lúdicas para as crianças.

Na Porta do Mezio decorrem iniciativas como as Aventuras em Família e o festival de astronomia, que irá ter lugar em Março.


PORTA DO MEZIO

A Porta do Mezio, uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, é o hall de entrada para a magnífica imensidão das montanhas e vales do Soajo e Peneda. Um território tão magnífico que a UNESCO o considera Reserva Mundial da Biosfera! Na Porta, para além de ficar a conhecer todos os pormenores necessários para se aventurar pelas florestas e montes, pode passar momentos de descontração e grande diversão com a família e amigos.

Tem 3 hectares plenos de espaços para pequenos e graúdos.

Aldeia dos Pequeninos - Porta do Mezio


São valências da Porta do Mezio: o Centro de Receção e Informação, o Parque da Biodiversidade, a Aldeia dos Pequeninos, a Oficina Lúdico-Pedagógica do Garrano, o  Centro Interpretativo da Área Arqueológica Mezio/Gião, o Museu Rural e Etnográfico, o Restaurante, o Miradouro, a Estufa, o Parque Fitness, o Parque de Merendas, a Piscina, os Espaços Infantis, o Observatório de Avifauna e o Parque Aventura onde pode praticar arborismo, slide e escalada.

https://www.visitarcos.pt/



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque