PASSEAR PORTUGAL

EN 103: vai nascer uma nova "Road Trip" no norte

 



Doze municípios e o Turismo do Porto e Norte juntam forças para tornar a Estrada Nacional 103 (N103) uma atração turística em si. A estrada estende-se por 274 quilómetros e atravessa o Norte.


A Nacional 103, que liga Viana do Castelo a Bragança, prepara-se para entrar na rota das estradas turistas do Norte de Portugal, no âmbito de um projeto que juntou esta terça-feira autarcas e entidade regional do Turismo.


O primeiro passo para uma estratégia comum de valorização e promoção desta estrada foi dado numa reunião que decorreu na passada terça feira (18 de janeiro) em Bragança e que envolveu os 12 municípios atravessados por esta ligação e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.


A região pretende colocar no mapa internacional das ‘road trips’, um conjunto de estradas das mais belas do mundo, e nelas está incluída a N103.


A N103 estende-se por de 274 quilómetros, e atravessa o Norte de Portugal, a partir do litoral minhoto, na localidade de Neiva, em Viana do Castelo, até à cidade de Bragança, passando por Barcelos, Boticas, Braga, Chaves, Esposende, Montalegre, Póvoa de Lanhoso, Valpaços, Viana do Castelo, Vieira do Minho e Vinhais.


“Doze municípios, uma região de turismo, duas áreas protegidas e cinco Comunidades Intermunicipais (CIM) com um “património” comum: a Estrada Nacional 103 (N103)” é o resumo que os promotores fazem deste projeto.


Quem viaja nesta estrada atravessa territórios como o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural de Montesinho, Reservas da Biosfera Transfronteiriças e a Barragem dos Pisões.


Os promotores do projeto salientam que o território agrega “uma riqueza ímpar ao nível da gastronomia, raças autóctones e produtos endógenos, património histórico, religioso e arqueológico”.


“Reconhecemos o potencial turístico da Estrada Nacional 103 e dos territórios que atravessa, pelo que o objetivo comum é dinamizar e promover o vasto património existente, criando riqueza e incentivando o seu usufruto, seja a pé, de mota, de bicicleta ou de carro”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante o encontro.



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque