Castelo Rodrigo, reconhecida como uma das "melhores aldeias turísticas do mundo"


 

Na 1.ª edição da  “Best Tourism Villages” promovida pela Organização Mundial de Turismo, duas aldeias portuguesas foram eleitas como "Melhores Aldeias Turísticas de 2021".

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) e Cumeada no concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora) passam a ostentar o selo Best Tourism Villages da Organização Mundial de Turismo.

Castelo Rodrigo foi destacada entre 170 candidatas de 75 países, reconhecendo o esforço que tem vindo a ser feito na preservação do legado cultural e histórico da aldeia e na promoção do turismo sustentável.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo situa-se no topo de uma colina com uma vista deslumbrante sobre o vale do Côa. Rodeada por uma antiga muralha, é um verdadeiro museu ao ar livre, com as imponentes ruínas do Castelo e do Palácio de Cristóvão de Moura, mas também o cenário medieval.


Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo - Portal do Sol


Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo


Igreja Matriz de Castelo Rodrigo



Castelo de Castelo Rodrigo - interior do recinto do Pálácio de Cristovão de Moura


Castelo Rodrigo, umas das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, e uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Autêntica, todo o seu conjunto formam por si só um belo postal, tem no seu Palácio Cristóvão de Moura um dos seu maiores ex-libris, palco de grandes atos históricos no passado e de grandes eventos no presente.

Ao percorrer as ruas de Castelo Rodrigo não podemos deixar de visitar o Pelourinho quinhentista, a Igreja Matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos. Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede do concelho de Figueira Castelo Rodrigo.


Vista sobre Figueira de Castelo Rodrigo desde Castelo Rodrigo.