PASSEAR PORTUGAL

Castelo Rodrigo, um verdadeiro museu ao ar livre!



 

A aldeia histórica de Castelo Rodrigo fica situada no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, distinguida com prémio “Best Tourism Villages”, como uma das melhores aldeias turísticas do mundo, pela Organização Mundial de Turismo que reconhece o esforço que tem vindo a ser feito na preservação do legado cultural e histórico da aldeia e na promoção do turismo sustentável.


A aldeia histórica de Castelo Rodrigo situa-se no topo de uma colina com uma vista deslumbrante sobre o vale do Côa. Rodeada por uma antiga muralha, é um verdadeiro museu ao ar livre, com as imponentes ruínas do Castelo e do Palácio de Cristóvão de Moura, mas também o cenário medieval.


Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo - Portal do Sol


Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo


Igreja Matriz de Castelo Rodrigo



Castelo de Castelo Rodrigo - interior do recinto do Palácio de Cristóvão de Moura


Castelo Rodrigo, umas das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, e uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Autêntica, todo o seu conjunto formam por si só um belo postal, tem no seu Palácio Cristóvão de Moura um dos seu maiores ex-libris, palco de grandes atos históricos no passado e de grandes eventos no presente.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é, no seu todo, um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências no plano medieval. Entre os monumentos que acrescentam valor ao património histórico são de destacar as velhas muralhas, as ruínas do palácio, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos. Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede de concelho.


Vista sobre Figueira de Castelo Rodrigo desde Castelo Rodrigo.



Faça uma visita e aproveite os encantos deste local, com muito para ver, descobrir e saborear!


Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque