Lançado pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), o Passaporte Douro tem o formato de um livro de bolso e a capa negra, com laivos dourados a lembrar os socalcos vinhateiros.
Reúne 76 pontos de interesse dos 19 municípios que compõem a CIMDOURO: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.
O Passaporte do Douro é um projeto que parte de uma ideia simples mas dinâmica e, essencialmente, muito prática. Ou seja, os visitantes do Douro podem obter nas lojas interativas de Turismo dos 19 municípios o Passaporte Douro, e iniciar a sua viagem à descoberta de 76 pontos de interesse nesta área geográfica de mais de 4 mil quilómetros quadrados que é a CIMDOURO.
À passagem por cada um dos pontos de interesse carimbam o Passaporte e quando completar a sua “viagem” pelo território da CIMDOURO o turista receberá um certificado de excelência e uma oferta exclusiva do Instituto do Vinho do Douro e Porto.
Para auxiliar os visitantes, está disponível uma aplicação que contém vídeos promocionais dos pontos de interesse indicados por cada município.
O Passaporte Douro, pode ser obtido nas lojas interativas de turismo dos municípios da CIMDOURO e agora também no Porto, nomeadamente no Welcome Center do Turismo do Porto e Norte, junto à Estação de S. Bento, e na Loja do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.