PASSEAR PORTUGAL

Percurso Castro de S. Lourenço para percorrer em Esposende


Castro de São Lourenço. Foto CM Esposende


Este percurso tem início no Castro de S. Lourenço e segue para a descoberta de outros monumentos milenares (dólmens de Arribadas,/Cruzinha, Portelagem e Rapido III), marcas da presença do homem em tempos anteriores aos castros, que se encontram localizados no monte de S. Lourenço, no planalto de Vila Chã, concelho de Esposende.

O Castro de S. Lourenço integra a Rede de Castros do Noroeste Peninsular, recentemente criada pela Direção Regional da Cultura do Norte, com o intuito de promover a divulgação e salvaguarda de um conjunto de sítios arqueológicos.

O Castro de S. Lourenço consiste num povoado fortificado ocupado há mais de 2000 anos. Foi edificado por povos da Idade do Ferro, no alto de uma das elevações da arriba fóssil – uma cadeia rochosa que se desenvolve paralelamente à linha da costa atlântica. O Castro conheceu a cristianização, como é habitual em monumentos desta natureza, com a edificação de uma capela na antiga acrópole – a capela de S. Lourenço. As antigas construções do povoado foram devastadas ao longo dos séculos, em larga parte da sua original extensão, fundamentalmente devido à recolha de pedra e a terraplanagens. Ainda assim, é possível ter uma ideia razoável de como seria o povoado aquando da sua edificação: era protegido por duas ordens de muralhas e as habitações originais seriam de planta sub-circular, ocupando as encostas em socalcos firmados por muros de suporte. A romanização trouxe as casas de planta retangular, a tégula (telha romana), as cerâmicas romanas produzidas em paragens longínquas e as moedas.

Foi possível identificar um tesouro romano de dezanove moedas de prata da época republicana e uma moeda de Constantino, do século IV d.C. Este último achado prova a utilização do povoado numa data muito avançada, por meados do primeiro milénio.


Castro de São Lourenço. Foto CM Esposende

Resultado de intervenções arqueológicas foram totalmente reconstruídos cinco edifícios correspondentes a dois núcleos familiares. Desde 2011, dispõe do Centro Interpretativo de S. Lourenço, estrutura de acolhimento que promove e incentiva à descoberta do património.

Para além da sua história, o monte de S. Lourenço é também um local de beleza paisagística, com vista para o oceano. Inclui uma área de merendas, estacionamento, instalações sanitárias e uma área florestal com espécies autóctones. 


Percurso pedestre Castro de S. Lourenço

Localização: Vila Chã - Esposende

Tipo de Percurso: Pequena rota, circular

Âmbito: Histórico-Paisagístico

Distância a Percorrer: 10,5 Km

Nível de Dificuldade: Fácil

Ficha técnica: Download em pdf.




Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque