PASSEAR PORTUGAL

de visita pelo Palácio da Bolsa

 



Monumento nacional, situado no centro histórico da cidade do Porto, o Palácio da Bolsa erguido pela Associação Comercial do Porto sobre as ruínas do Convento de S. Francisco tornou-se por excelência a sala de visitas do Porto, recebendo os mais ilustres visitantes, entre os quais, monarcas, Presidentes da República e ministros de quase todos os países, transformando este edifício num dos monumentos mais visitados do Norte do País.


Na sequência das Guerras Liberais, em 1834, seria fundada a Associação Comercial do Porto. Pouco depois, o Rei herói D. Pedro IV mandaria demolir o antigo Convento de S. Francisco e ordenaria que a sua filha, a Rainha D. Maria II, doasse os terrenos do Convento à Associação Comercial do Porto, para neles erguer a sua sede.

Assim, a construção do Palácio seria iniciada em 1842, no estilo Neoclássico, sendo apenas concluída em 1910. Foi erguido para representar o grande desenvolvimento comercial da cidade neste período e também para simbolizar o poderio da Associação Comercial do Porto. No seu interior, podemos observar obras de grandes artistas Portugueses, como Soares dos Reis, Teixeira Lopes, Veloso Salgado ou António Ramalho, que ao longo dos tempos foram contribuindo para criar um espólio artístico único no Palácio.


O seu expoente máximo será o salão Árabe, coberto de desenhos a ouro, que iria demorar 18 anos para ser concluído.


Pátio das Nações




Salão Árabe


Restaurante "O Comercial"


O COMERCIAL está situado no Palácio da Bolsa, conjuga a elegância do passado com as novas tendências. Um espaço belíssimo, amplo e ao mesmo tempo intimista, cheio de requinte, com grandes janelas voltadas para o rio Douro, de onde se avista o cais de Gaia e as ancestrais caves de vinho do Porto. É a moldura perfeita para o novo conceito de “Cozinha Portuguesa Progressiva”. 

A carta tem como base a cozinha tradicional portuguesa ajustada às novas técnicas e aos novos produtos disponíveis no mercado.



Venha conhecer ao pormenor o interior deste fabuloso edifício, verdadeira joia da cidade do Porto, e símbolo de uma cidade comercial e industrial. Autêntica sala de aulas ao vivo, o Palácio da Bolsa, para além de ser um local único e exclusivo, atrai anualmente mais de 300 mil visitantes, estando entre os monumentos mais visitados no Norte de Portugal.





Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque