PASSEAR PORTUGAL

As 393 Praias com Qualidade de Ouro em 2021


A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza apresenta, como habitualmente, a listagem de atribuições do Galardão Qualidade de Ouro 2021, que uma vez mais vem distinguir a qualidade da água balnear das praias de portuguesas.

De acordo com os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” deverão ser respeitados os seguintes parâmetros:

1) Qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020);

2) Todas as análises realizadas na última época balnear (2020) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares. Isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente;

3) Na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Os dados utilizados nesta avaliação baseiam-se na informação pública oficial, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.


Para saber mais sobre as regras para esta época balnear e informações sobre a capacidade de ocupação das praias: https://apambiente.pt/apa/epoca-balnear-2021



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque