PASSEAR PORTUGAL

“Self-portrait as a fountain” de Julião Sarmento no Parque das Águas no Porto

 


A notícia do falecimento do artista plástico Julião Sarmento, em maio de 2021, deixou o país culturalmente mais pobre. Em compensação, a sua obra perdurará no tempo e no espaço. No Parque das Águas do Porto, pode ser admirada uma das suas esculturas mais icónicas, que integra o Mapa de Arte Pública do Porto.

A obra “Self-portrait as a fountain” foi inaugurada em julho de 2017 na presença do seu criador, o artista Julião Sarmento.

A escultura localiza-se no Parque das Águas do Porto, antes denominado Jardins de Nova Sintra (da antiga Quinta de Nova Sintra), onde está sediada a empresa municipal Águas e Energia do Porto. Situado na Rua do Barão de Nova Sintra, no Bonfim, este amplo espaço verde pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 19 horas. A entrada é gratuita.




Mas a sugestão é que o faça com o Mapa de Arte Pública na mão. É que a obra de Julião Sarmento integra a Rota da Água, um dos cinco trajetos temáticos que orientam este museu a céu aberto.

O artista plástico parte aos 72 anos mas deixa uma obra extensa e notável nas áreas da pintura, escultura, fotografia, filme, vídeo e performance.


Nota: O Mapa de Arte Pública - cuja imagem segue o projeto de identidade e logomarca do Programa de Arte Pública desenvolvido para a Câmara Municipal do Porto pela designer Joana Machado, diretora artística do estúdio portuense Colönia -  estará disponível gratuitamente em locais como os postos de turismo, o aeroporto e outros pontos estratégicos. Pode também ser acedido diretamente através dos seguintes anexos:



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque