Descubra os L's de Lisboa 5L entre 5 a 9 de maio


O Lisboa 5L é um festival literário que decorre em Lisboa entre 5 e 9 de maio de 2021 e que se propõe celebrar simultaneamente a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias e a Leitura.

Acontece por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, com o propósito de inscrever a cidade nos roteiros nacionais e internacionais dos festivais consagrados às letras, suas formas, seus lugares, seus públicos, seus agentes, seus amantes.


O evento tira partido da vida cultural de Lisboa e conjuga o seu dinamismo com uma série de atividades organizadas propositadamente para o festival mas nascidas de um contexto que o precede.


A primeira edição do Lisboa 5L chegou a estar anunciada para maio de 2020 e algumas das suas atividades aconteceram efetivamente ao longo desse ano: a 5 de maio, festejou-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa (UNESCO); em setembro, o Cinema e 5L em parceria com o IndieLisboa, e, em dezembro, o programa educativo “A Janela”. No entanto, a primeira edição integral do Lisboa 5L foi adiada para 2021.


O programa inclui debates e mesas de autor com convite endereçado a escritores e especialistas nacionais e estrangeiros, dos consagrados aos estreantes. Há também concertos que celebram de diferentes formas a relação da música com a língua e a literatura, um ciclo de cinema com o título Filmar Literatura, um roteiro performativo e duas exposições, uma de Cartas e outra de Álbuns Ilustrados. Há ainda emissões ao vivo no Instagram e um mapa digital sobre as paisagens literárias de Lisboa.


Os espaços do festival Lisboa 5L são o Teatro Municipal São Luiz, o Capitólio, o Museu da Farmácia e o Cinema Ideal, para além das ruas, largos e praças da Lisboa antiga, que se animarão com este programa nuclear, bem como com as atividades paralelas de dezenas de parceiros, das editoras às livrarias e aos espaços culturais, cúmplices no propósito de transformar a cidade, nestes 5 dias de maio, no recinto de uma grande festa consagrada à língua e à literatura.


O Lisboa 5L tem direção artística de José Pinho e curadoria e pré-produção de Catarina Magro, Raquel Santos, Rita Marquilhas e Rita Marrone.


Consulte a programação do LISBOA 5L


Atenção: a participação nos eventos é de entrada livre mas requerem marcação ou reserva de lugares. Alguns eventos, terão transmissão em direto online.



Acompanhe o Portal de Turismo