PASSEAR PORTUGAL

Dia nacional dos Moinhos! Iniciativa moinhos abertos 2021


Hoje, 7 de abril celebramos o Dia Nacional dos Moinhos.

A iniciativa reúne anualmente moleiros, proprietários, vizinhos e comunidades em reparações e atividades festivas nos moinhos portugueses.

"Em 2019, última celebração da efeméride antes dos confinamentos, estiveram 353 moinhos abertos e registaram-se mais de 30.000 visitantes. Este ano, moleiros e entusiastas de todo o país vão colocar simbolicamente os moinhos em funcionamento, sem visitantes, mas exibindo velas, rodas e rodízios em pleno funcionamento", como refere Jorge Miranda, coordenador nacional da iniciativa "Moinhos abertos 2021".


Como sugestão, damos-lhe a conhecer os Moinhos da Pena.

No sopé da Serra d´Aire existe um dos maiores conjuntos de moinhos de vento do país. São 12, e ficam situados no limite norte do Concelho de Torres Novas, no distrito de Santarém.

Os Moinhos da Pena funcionaram até meados de 1965, e eram usados para a moagem artesanal pelos locais. Desempenharam um papel importante no desenvolvimento económico das regiões e são também evidência clara da sabedoria e técnica popular no aproveitamento das potencialidades  do seu meio envolvente.



A maior parte dos moinhos foram recuperados em 1995 e transformados em alojamentos de turismo.

Um deles é propriedade do Município de Torres Novas, e serve de "museu". O local serve também de miradouro. Para visitas ao Moinho "museu", pode dirigir-se ao Centro Cultural e Recreativo da Pena e Casal da Pena, situado a alguns metros do local, que também organiza trilhos para visitar a zona. O acesso faz-se pela aldeia da Pena ou Casal da Pena.

Este é o mote para um passeio… por entre moinhos e caminhos rurais de elevado interesse paisagístico e natural, com o vale do rio Tejo no horizonte.

A Capela do Senhor da Serra, a Pena D’Água e a vista panorâmica sobre a região são outros pontos de interesse para o passeio.

Se pretender passar um fim-de-semana em contacto com a natureza num dos Moinhos da Pena, pode reservar em http://www.moinhodapena.com/



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque