PASSEAR PORTUGAL

Baloiços e Tronos Romanos no Circuito de Contemplação de Valongo

Valongo conta com um Circuito de Contemplação, que se estende ao longo de cerca de 30 quilómetros nas serras de Valongo.


Dada a importância da passagem dos Romanos pelo território, foi criado o Circuito de Contemplação de Valongo, que se desenvolve ao longo de quase 30 km de trajeto nas Serras de Valongo, no concelho de Valongo, distrito do Porto.

O Circuito de Contemplação de Valongo proporciona ao visitante a oportunidade de contemplar todo um património natural que as serras albergam, assim como fruir da beleza de deslumbrantes paisagens.

Ao longo do circuito, os visitantes terão a possibilidade de descansar, apreciar a paisagem e aproveitar os três baloiços e os três "imponentes tronos Romanos", tendo assim a possibilidade registar fotograficamente a sua passagem pelo território.



Com elevações entre 350/400 metros acima da linha do mar, também é possível usufruir de vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, isto para o lado da faixa costeira. Para o interior, permite desfrutar de vales e serras. Em dias de boa visibilidade, permite visualizar uma das maiores serras de Portugal Continental com cerca de 1416 metros de altitude, a Serra do Marão.


O circuito tem como principais pontos, o Baloiço do Monte Alto (Sanatório), o Baloiço Sta. Justa (Campo de Tiro) ,o Trono do Miradouro (Miradouro de Sta. Justa), Baloiço de Quintarei (Marco Geodésico), o Trono Vale da Tranquilidade (Vale da Tranquilidade) e o Trono de Pias (Alto de Pias).


Saber mais sobre Mapa, Percursos, Sinalética e Normas em https://www.valongoinoutdoor.pt/circuito-de-contemplacao 



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque