O Museu LOAD ZX Spectrum resulta de uma parceria entre o Município de Cantanhede e a Associação Geração Spectrum que gere o espólio do cantanhedense João Diogo Ramos, um dos grandes colecionadores internacionais nesta área.
O Museu LOAD ZX Spectrum é dedicado ao ZX Spectrum, que foi para muitos portugueses e estrangeiros, o seu primeiro computador pessoal. Mas o Museu inclui igualmente muitos outros equipamentos relacionados com este tema, em estado funcional e devidamente documentados, de modo a poderem ser desfrutados pelos visitantes.
Ao visitar o Museu fica a conhecer a história desta maravilha tecnológica que contribuiu de forma decisiva para introduzir tantos de nós na tecnologia, e incentivar muitos a prosseguir uma carreira profissional na área.
O Museu pretende também homenagear os inventores, as pessoas que criaram estes dispositivos mágicos, os jogos que os tornaram famosos e concluir que, afinal, o ZX Spectrum permanece mais vivo do que nunca, com novos jogos e computadores disponíveis no mercado.
Apoiado por vídeos e guias de visita, o público pode ver como funcionavam os primeiros ZX Spectrum, mas também terão a oportunidade de experimentar ou revisitar os rudimentares jogos feitos na altura.
Para além disso, o Museu também explica a história da ligação dos Spectrum a Portugal, a partir da empresa "Timex", que colaborou na montagem e desenvolvimento dos computadores.
O Museu LOAD ZX Spectrum fica situado no edifício da Escola Básica Conde Ferreira, no Largo do Conselheiro Ferreira Freire, em Cantanhede.