PASSEAR PORTUGAL

A villa romana de São Cucufute na Vidigueira


Ruinas de São Cucufute


A villa romana de São Cucufate localiza-se perto de Vila de Frades, no concelho da Vidigueira, do distrito de Beja,  junto à E.N. 258 que, desta povoação, conduz ao Alvito.

Em local pouco elevado, mas dominando visualmente a paisagem a sul, até Beja, instalou-se na época romana, no séc. I d. C., uma villa, centro de uma exploração agrícola. 
Sem dúvida, foram as realizações do período romano que, de forma indelével, marcaram este sítio. 

Termas de São Cucufute


Exposição da Casa do Arco

A Casa do Arco, antigo estabelecimento prisional masculino, alberga atualmente um museu de arqueologia com peças encontradas durante as escavações efetuadas em diversos locais do concelho da Vidigueira. Também designado de Museu de S. Cucufate, pois o museu inclui um Centro de Interpretação das Ruínas Romanas de São Cucufate e o espólio arqueológico da Villa romana.

Neste Núcleo Museológico, o visitante poderá visualizar vários objetos romanos, nomeadamente louça de mesa (taças, tigelas, pratos - na imagem), moedas, ânforas, utensílios ligados à agricultura e pastorícia...
Classificado como monumento nacional em 1947, o Sítio Arqueológico de São Cucufate e a Casa do Arco, podem ser visitados e para o acolhimento dos visitantes, podemos encontrar:
  • Centro de Acolhimento e Interpretação, exposição permanente sobre o sítio organizada tematicamente;
  • Sala para acolhimento de grupos;
  • Loja, publicações de apoio aos visitantes, materiais de divulgação;
  • Percurso de visita sinalizado;
  • Parque de estacionamento para ligeiros e autocarros;
  • Visitantes com mobilidade reduzida: certos troços do percurso de visita podem apresentar dificuldades. O Núcleo Museológico da Casa do Arco é acessível a visitantes com mobilidade reduzida.



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque