Ruinas de São Cucufate
A Villa romana de São Cucufate, também conhecida por Ruinas de São Cucufate, é um monumento histórico em Vila de Frades, no município da Vidigueira, distrito de Beja, no sul de Portugal.
A "villa" romana de São Cucufate é considerada a melhor residência rural romana em Portugal.
Em local pouco elevado, mas dominando visualmente a paisagem a sul, até Beja, a Villa foi instalada na época romana, no séc. I d.C.. A Villa servia como um centro de produção agrícola.
Segundo as investigações arqueológicas, a villa contemplava uma área residencial de dois pisos, termas, jardim com um tanque de água que terá servido de piscina e templo, mais tarde convertido em convento seguindo os ditames da religião cristã.
Originalmente, a villa tinha as funções de casa agrícola e a prosperidade que foi adquirindo permitiu embelezamentos nos anos seguintes, até atingir o expoente no século IV como casa palaciana.
As ruínas das termas, a curta distância da villa, mostram um complexo sistema de condução da água para os balneários. Um pouco mais distante encontravam-se os terrenos de exploração agrícola, juntamente com o que resta das residências de apoio e dos escravos. O edifício continuou a ser habitado até finais do século XVIII, mas foi perdendo a aura gloriosa de outrora e caiu no esquecimento.
Mas sem dúvida, foram as realizações do período romano que, de forma indelével, marcaram este sítio.
Hoje em dia, a Villa romana de São Cucufate, cujo complexo é composto pelas ruinas da mansão, termas, um templo e uma zona de produção agrícola, pode ser visitada.
Na Casa do Arco (instalado no antigo estabelecimento prisional masculino) que alberga atualmente um museu de arqueologia, podemos encontrar e apreciar peças encontradas durante as escavações efetuadas em diversos locais do concelho da Vidigueira. Também designado de Museu de São Cucufate, pois o museu inclui um Centro de Interpretação das Ruínas Romanas de São Cucufate e o espólio arqueológico da Villa romana.
Classificado como monumento nacional em 1947, o Sítio Arqueológico de São Cucufate e a Casa do Arco, podem ser visitados.
Para o acolhimento dos visitantes, podemos encontrar:
- Centro de Acolhimento e Interpretação, exposição permanente sobre o sítio organizada tematicamente;
- Sala para acolhimento de grupos;
- Loja, publicações de apoio aos visitantes, materiais de divulgação;
- Percurso de visita sinalizado;
- Parque de estacionamento para ligeiros e autocarros;
- Visitantes com mobilidade reduzida: certos troços do percurso de visita podem apresentar dificuldades. O Núcleo Museológico da Casa do Arco é acessível a visitantes com mobilidade reduzida.
São Cucufate
Vidigueira
Beja
Região do Alentejo
Portugal