PASSEAR PORTUGAL

Sousel: uma surpresa no alto alentejo


Capela Nossa Senhora do Carmo e Praça de touros na Serra de São Miguel


Localizada no Alto Alentejo, Sousel é uma vila portuguesa do Distrito de Portalegre, com cerca de 1900 habitantes.

É também sede do município de Sousel com 4 freguesias (Cano, Casa Branca, Santo Amaro e Sousel). O município de Sousel é limitado a norte pelos municípios de Avis e Fronteira, a leste e sul por Estremoz, a sudoeste por Arraiolos e a oeste por Mora.

Vincadamente agrícola, o concelho tem o seu território dividido entre três paisagens distintas: o montado, as áreas cerealíferas e os olivais. O concelho é ainda marcado pelas elevações de São Bartolomeu, de São Miguel e do Caixeiro.

Sousel, terra simpática e de gente acolhedora, atrai milhares de visitantes nas suas festas e romarias, como as festas em Honra de Nossa Senhora da Orada ou de Nossa Senhora do Carmo, na Serra de São Miguel. Contactar com esta serra, é ter no horizonte um esplendor verde por entre olivais centenários. Lá chegados, é possível percorrer um trilho pedestre com cerca de 11 kms de distância, com uma altitude máxima de 385 metros.

Na Serra de São Miguel poderá também observar as características de um forno de cal centenário e vislumbrar a praça de touros mais antiga do país - a praça Pedro Louceiro. Tudo isto enquanto se perde pelo imenso património natural que o local oferece.


Igreja Matriz de Sousel


São muitos, os motivos de visita à Sousel, com destaque para o património religioso: as igrejas Matriz de Sousel (dedicada à Nossa Senhora da Graça), da Misericórdia, do Convento de Santo António, de São Miguel Arcanjo e de Nossa Senhora do Rosário e as capelas de Nossa Senhora da Orada, do Espírito Santo, de São Sebastião, de Nossa Senhora do Carmo e de Santo António.


Museu das Cruzes


O Museu dos Cristos apresenta no seu acervo uma coleção de imagens de Cristo, constituída por 1486 peças, das mais variadas tipologias, proveniências e épocas. Esta foi adquirida pelo Município de Sousel em fevereiro de 1990 à família Lobo, herdeiros do falecido Venceslau Lobo, um comerciante de antiguidades de Borba, que foi colecionando estas imagens ao longo da sua vida.


Sousel, Capital do Borrego

Sousel, na região do Alto Alentejo, é uma referência nacional e internacional na criação de gado ovino desde tempos imemoriais. 

Hoje, o concelho afirma-se como o maior produtor e fornecedor de carne de borrego do país, com muitas explorações, levando o Município a criar e registar a marca territorial "Sousel, Capital do Borrego".

Da gastronomia do concelho de Sousel o destaque vai para o borrego, em ensopado ou assado, o sarrabulho, o coelho frito, assado na brasa ou à caçador, a perdiz de escabeche, a codorniz frita, a tarte de caça e a feijoada de lebre. A doçaria contempla  bolo de azeite e mel, bolo de amêndoa alentejano, bolo de requeijão à antiga, fidalgo, arroz doce alentejano entre outros.


Ensopado de Borrego


Os artesãos locais dedicam-se às rendas, à correaria, à selaria, à arte pastoril em madeira e cortiça e ao calçado em couro.


Visitar Sousel

Sousel oferece ao visitante várias opções de alojamento em unidades de turismo rural ou alojamento local.

Onde dormir

Onde comer

Percurso pedestre

Eventos "Sousel, capital do Borrego"

Faça uma visita e aproveite os encantos deste local, com muito para ver, descobrir e saborear!


Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque