Novo Miradouro da Faia: uma vista ímpar sobre o Rio Côa

 

Imagem: Beira Alta TV

O Miradouro da Faia, localizado na Faia, freguesia de Vale do Côa, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, foi inaugurado no dia 25 de abril, iniciativa integrada nas comemorações de 2022, do Dia da Liberdade no concelho de Pinhel.

Este é o primeiro de vários investimentos que o Município de Pinhel pretende concretizar no âmbito do projeto “Ver e Sentir o Falcão” que integra a construção de uma Falcoaria (em Pinhel, junto ao Castelo) e vários miradouros ao longo do curso do rio Côa, interligados entre si por caminhos a percorrer a pé e em comunhão com a Natureza.


Imagem: Beira Alta TV



Imagem: Beira Alta TV

O Miradouro da Faia possui dois braços de escadas de acesso à paisagem, uma plataforma em consola sobre o rio Côa, com 45 m2 de área e à cota 496 (diferença de 210 metros de altura com o Côa) e uma plataforma de menor dimensão à cota 483. O pavimento da plataforma principal é em chapa de ferro quadriculada na parte inicial e central. Todo o percurso é acompanhado de uma guarda metálica sóbria, que garante a segurança dos visitantes e que, não sendo invasiva, não marca a paisagem, permitindo o usufruto total da mesma.


Vista aérea da cidade de Pinhel

A Câmara Municipal de Pinhel inaugurou também a Estação de Serviço de Apoio a Autocaravanas em Cidadelhe. Uma obra a cargo da Junta de Freguesia de Vale do Côa, com o apoio do Município de Pinhel.


Espaço Visit Pinhel

Instalado num edifício junto às Torres do Castelo em Pinhel, o espaço Visit Pinhel assume-se como um ponto de apoio aos turistas e visitantes.

Serviços:
– Prestação de informação turística (técnica e generalista);
– Marcação e organização de visitas guiadas (à cidade e/ou ao concelho);
– Receção a grupos de turismo organizado.

Contactos:
Tel: 961 296 796
Email: turismo@cm-pinhel.pt




Vídeo da Beira Alta TV: Inauguração do Miradouro da Faia