PASSEAR PORTUGAL

Turismo: “Brumas de Amarante” é a nova campanha com 7 experiências

 


As brumas são um elemento diferenciador e identitário de Amarante. São um toque de misticismo que eleva a poeticidade deste concelho. São o nevoeiro oferecido pelo Tâmega à sua Princesa: Amarante. @Amarante Tourism

O Município de Amarante, através da Amarante Tourism, apresentou no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), a sua nova campanha turística, com a qual pretende atrair visitantes ao concelho nos próximos meses.

Designada “Brumas de Amarante” a campanha assenta em sete experiências construídas a partir da oferta local, consideradas atrativas, inspiradoras e indicadas para a época (inverno/primavera).

Do património à cultura, da aventura à natureza, da gastronomia ao desporto, Amarante apresenta-se como um destino familiar e seguro, com património e história.

O Rio Tâmega, um dos principais atrativos de Amarante, e cujas brumas da manhã serviram de mote à campanha, serve de cenário a uma das experiências mais radicais deste role de propostas. O desafio é descer o rio, as Águas Bravas do Tâmega, fazendo canoaraft, rafting, paddle ou até mesmo uma caminhada aquática.

Se prefere uma experiência menos emocionante, as Termas de Amarante têm uma  paisagem relaxante sobre o Tâmega. O enquadramento natural, os serviços de bem-estar do qual faz parte a massagem de hidromel, ou a cura termal, proporcionam momentos de puro relaxamento.

Com a natureza sempre presente, como parte integrante da riqueza de Amarante, é ainda possível jogar Golfe de Montanha, na Quinta da Deveza. O Campo de Golfe de Amarante tem 40 hectares de área e um percurso de 18 buracos com vistas para as serras do Marão e Aboboreira.

Serras essas que nos presenteiam com aldeias típicas e que a campanha “Brumas de Amarante” convidam a visitar na experiência com o nome Caminhos de Tradições. A aldeia da Ovelhinha, por exemplo, faz parte da rota das Aldeias de Portugal, está marcada pelas invasões napoleónicas e continua a produzir o famoso Pão de Padronelo ou de quatro cantos. São ainda aconselhadas visitas à aldeia preservada de Canadelo e Mouquim, na serra da Meia Via; Castelo, Carvalho de Rei, Aldeia Velha e Aldeia Nova, na Aboboreira; e Murgido, na serra do Marão.

Região de rica e farta gastronomia, Saborear a Autenticidade Local é outra das experiências sugeridas a quem visita Amarante. O roteiro inclui diversos restaurantes, diferentes no estilo, dos requintados aos “informais”, com pratos de autor ou ementas tradicionais.

De Cultura foram construídas duas experiências. Viagem Inspiradora pela História e Natureza Criativa de Amarante. A primeira propõe uma viagem pelos monumentos integrados na Rota do Românico. Num total de 13, dos quais de destacam, pela sua importância histórica e arquitetónica, o Mosteiro de S. Martinho de Mancelos e o Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo. A segunda convida para uma Rota Literária através da qual o visitante se pode “cruzar” com escritores como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Teixeira de Pascoaes, Camilo Castelo Branco ou Miguel Sousa Tavares.

Um ano depois de ter sido apontada como destino a não perder em Portugal, entre 21 países, pelo jornal The Guardian, Amarante continua a dar provas de vitalidade e juventude mostrando-se renovada ao mesmo tempo que homenageia a sua história.

Veja o vídeo da campanha.



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque