PASSEAR PORTUGAL

Dia Mundial do Turismo #crescimentoinclusivo

 


Dia Mundial do Turismo (WTD) celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Este dia foi escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo global. 

​Este dia promove a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A pandemia de COVID-19 teve um enorme impacte social e económico. Tanto as economias desenvolvidas como as em desenvolvimento foram atingidas por esta pandemia. O turismo foi um setor económico fortemente penalizado, mas poderá contribuir para impulsionar a recuperação e o crescimento. Foi neste enquadramento que a Organização Mundial do Turismo (OMT) designou o Dia Mundial do Turismo 2021 como um dia centrado no Turismo para um crescimento inclusivo.

A OMT, enquanto agência especializada das Nações Unidas para o turismo responsável e sustentável, está a orientar o setor no sentido de uma recuperação e crescimento inclusivos.

 A OMT visa garantir que todo o setor tem uma palavra a dizer no seu futuro - incluindo as comunidades locais e as minorias. O turismo é um pilar reconhecido de muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial dos Objetivos 1 (combate à ​pobreza), 5 (igualdade de género), 8 (trabalho digno e crescimento económico) e 10 (reduzir as desigualdades). 



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque