Freguesia Bem Viver: de um lado tem o Douro e do outro tem o Tâmega

 

Baloiço Nossa Senhora da Luz, no Parque do Divino Salvador, na paróquia de Magrelos, em Bem Viver @jfbemviver


A Freguesia de Bem Viver pertence ao concelho do Marco de Canaveses, distrito do Porto. O Rio Douro e o Rio Tâmega são dois dos seus limites.


A freguesia de Bem Viver nasceu em 2013 com a reorganização administrativa que juntou as extintas freguesias de Ariz, Favões e Magrelos, unindo uma área aproximada de 10 quilómetros quadrados e cerca de 4 mil habitantes. O nome da freguesia não foi escolhido ao acaso, uma vez que pretende recuperar a memória do antigo concelho de Benviver, extinto em 1852, cuja sede se localizava na Freguesia de Ariz.



Fonte junto à Igreja Matriz do Divino Salvador de Magrelos



No que toca ao património, um dos monumentos mais conhecidos desta terra remete o seu povo para uma triste recordação das antigas justiças, trata-se do "monte da forca" onde hoje se levantam duas colunas de quatro metros de altura com uma trave de madeira. 


Monte da Forca em Ariz



No entanto, o seu maior património segue pautado pelo Douro e Tâmega, em belíssimas paisagens ribeirinhas o que lhe confere o estatuto de uma das freguesias mais bonitas de Portugal. 


Na página da Freguesia de Bem Viver pode encontrar variada informação sobre a animação turística, os locais que pode visitar, onde ficar, onde comer.





Acompanhe o Portal de Turismo