PASSEAR PORTUGAL

Parque dos Poetas em Oeiras: para contemplar poesia e escultura





O Parque dos Poetas em Oeiras é o resultado da vontade de homenagear a poesia nacional e além-fronteiras, património literário de reconhecimento internacional.

O Parque dos Poetas é um espaço multifacetado, já que concentra no mesmo recinto, atividades culturais, desportivas e ambientais.


Parque dos Poetas, Jardim 45 - José Gomes Ferreira


Dos seus 22,5 hectares, o Parque dos Poetas tem representados 60 poetas – 50 portugueses e 10 de países ou territórios de expressão portuguesa.

O Parque dos Poetas surge do sonho de ver nascer em Oeiras um grande parque urbano e de associar no mesmo espaço a poesia e a arte escultórica, num tributo à cultura portuguesa.




Do sonho à realidade, o Parque dos Poetas ganhou forma e tornou-se único.

Os 22,5 hectares que constituem este projeto arrojado são o resultado do sonho e de um legado de palavras, lavradas a pulso, por um conjunto de 60 poetas que desenham um mapa que percorremos desde os Trovadores, do Renascimento e de uma das suas figuras maiores, Luís Vaz de Camões, até ao século XX, com poetas como Fernando Pessoa, Ruy Belo, Alexandre O’Neill, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Natália Correia, para citar apenas alguns dos mais conhecidos. 

Nas três fases divididas ao longo de 22,5 hectares entre os núcleos urbanos de Paço de Arcos e Oeiras, conta com peças de estatuária de mais de 40 escultores, representando 60 poetas de diferentes épocas literárias.

Em 7 de Junho de 2003, foi inaugurada a primeira fase do projeto, com os primeiros dez hectares. Nesta fase estão representadas esculturas alusivas aos 20 poetas do século do século XX.

Em 2013, juntam-se mais sete hectares com poetas desde os Trovadores à Renascença.

A ligação entre as várias fases, dá-se por concluída em junho de 2015 com a junção de mais 17 poetas da época do Barroco (Séc. XVIII) aos poetas do Romântico (Séc. XIX) e 10 poetas representativos dos Países ou Território de Expressão ou Cultura Portuguesa.

Com uma vista deslumbrante sobre o rio e sobre o atlântico, agiganta-se perante o visitante uma imensidão de azul sobre o verde, proporcionando uma panorâmica de grande beleza.

O Templo da Poesia, o Labirinto, a Ilha dos Amores ou as Fontes Cibernéticas, são uma parte das inúmeras possibilidades de visita e deleite que o Parque dos Poetas tem para oferecer.

O Parque dos Poetas é um convite à cultura, ao lazer, à contemplação. 








Conheça mais:

Portal Parque dos Poetas

Viaje pelo Sonho - Brochura de apresentação do Parque dos Poetas 

Mapa do Parque dos Poetas




Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque