PASSEAR PORTUGAL

O Baloiço panorâmico de Esporões para descobrir em Braga

 


O Baloiço Panorâmico de Esporões é uma das atrações turísticas de Braga. Foi inaugurado no verão do ano passado (junho 2021), no Monte de Santa Marta das Cortiças, com uma vista deslumbrante sobre montes e vales que abraçam a cidade de Braga.

João Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Esporões, explicou o motivo da construção do baloiço neste lugar da freguesia com o objetivo de atrair um novo público e famílias para conhecerem o Monte de Santa Marta das Cortiças. “A ideia de termos construído este baloiço panorâmico é precisamente para usarmos este espaço e atrair novos públicos, mais famílias e trazer pessoas para conhecerem a Santa Marta das Cortiças”, disse o autarca.

“Apesar de estarmos muito próximo da cidade, uma grande parte das pessoas desconhece este espaço, que tem os ingredientes essenciais para quem gosta da natureza, de ar puro, de paisagens lindíssimas e para os amantes das fotografias. Hoje há um movimento muito grande em torno dos baloiços e dos miradouros com este tipo de construção e achámos que esta é uma forma simples e ao mesmo tempo interessante de valorizamos aquilo que tão rico que já temos aqui próximo de Braga”, reforçou João Oliveira.


Baloiço de Esporões


Santa Marta das Cortiças é já um ponto de atratividade do concelho de Braga, que figura nos roteiros turísticos da cidade, devido ao seu valor patrimonial, arqueológico e histórico.

“Este projeto vem valorizar um dos lugares mais emblemáticos de Braga onde existem muitas referências muito para além do já conhecido pedestal da Nossa Senhora da Assunção. Poucos se recordarão que uma das primeiras escavações arqueológicas de 1955 que foram aqui realizadas, deu-nos a saber que neste local existem elementos que vão desde a pré-história à Idade do Ferro ou à cultura Castreja e, curiosamente, neste subsolo existe também um dos poucos testemunhos de uma Basílica Suévica do tempo em que Braga era a capital da Galécia, uma região que vai desde Finisterra, no Norte da Galiza, até ao Douro”, explicou Miguel Bandeira, Vereador do Município de Braga, durante a inauguração.

Santa Marta das Cortiças ganhou o seu nome devido à existência de uma capela em devoção a Santa Marta e aos frondosos sobreiros, que emolduram o monte. No topo, encontra-se uma vista panorâmica privilegiada sobre as cidades de Braga e Guimarães, os verdes vales do Cávado, do Ave e do Este. Em dias de céu limpo, é até possível avistar o mar e as serras do Gerês, da Cabreira, Amarela, Arga e Soajo.

O Baloiço de Esporões está instalado a 561 metros de altitude, proporcionando uma vista privilegiada sobre o concelho de Braga.



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque