“Self-portrait as a fountain” de Julião Sarmento nos Jardins de Nova Sintra no Porto

 


A notícia do falecimento do artista plástico Julião Sarmento, no início deste mês (4 de maio 2021), deixou o país culturalmente mais pobre. Em compensação, a sua obra perdurará no tempo e no espaço. Nos Jardins de Nova Sintra, pode ser admirada uma das suas esculturas mais icónicas, que integra o Mapa de Arte Pública do Porto.

A obra “Self-portrait as a fountain” foi inaugurada em julho de 2017 na presença do seu criador, o artista Julião Sarmento.

A escultura localiza-se nos Jardins de Nova Sintra (da antiga Quinta de Nova Sintra), onde está sediada a empresa municipal Águas e Energia do Porto. Situado na Rua do Barão de Nova Sintra, no Bonfim, este amplo espaço verde pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 19 horas. A entrada é gratuita.




Mas a sugestão é que o faça com o Mapa de Arte Pública na mão. É que a obra de Julião Sarmento integra a Rota da Água, um dos cinco trajetos temáticos que orientam este museu a céu aberto.

O artista plástico parte aos 72 anos mas deixa uma obra extensa e notável nas áreas da pintura, escultura, fotografia, filme, vídeo e performance.



Acompanhe o Portal de Turismo