PASSEAR PORTUGAL

Praia da Costa Nova, para lá dos palheiros




Constitui, sem dúvida, uma das mais marcantes imagens das praias portuguesas, com os seus coloridos “Palheiros”, residências balneares pintadas com riscas coloridas e contrastantes que, inicialmente, mais não eram do que armazéns para guardar as alfaias da atividade piscatória.

A Costa Nova encanta pelo seu charme que nos recorda a segunda metade do século XIX mas também pelas espetaculares paisagens da Ria e dos pores do sol oceânicos.
À semelhança da Praia da Barra, a qualidade da praia está certificada com a bandeira Azul desde 1989 e é também “Praia Acessível, Praia para Todos” desde 2002.
A praia da Costa Nova do Prado, também conhecida apenas por Costa Nova, situa-se na costa ocidental de Portugal, na linha de costa da Ria de Aveiro. Localiza-se na freguesia da Gafanha da Encarnação, no Município de Ílhavo, distrito de Aveiro.



É uma das excelentes praias portuguesas para a prática de desportos náuticos, já que, além da frente atlântica, dispõe também de uma frente ribeirinha para o Canal de Mira da Ria de Aveiro. Além de um dos mais antigos clubes de vela da Ria de Aveiro - o Clube de Vela da Costa Nova, lá se encontram ainda localizadas escolas de kitesurf, canoagem e surf, entre outras modalidades desportivas, com destaque para uma das novidades: o Paddle Surf. 


A Praia é também atravessada por uma moderna ciclovia/ecovia que a liga quer à Ponte da Barra e à Praia da Barra quer à Praia da Vagueira, esta no vizinho Município de Vagos. 



Receita da Tripa de Aveiro - Minigolfe da Costa Nova

Gastronomicamente, encontramos a "tripa", um dos mais afamados doces regionais (Trata-se de uma massa mole de bolacha americana que pode levar vários recheios, doces ou salgados). 
No Mercado do Peixe é possível adquirir marisco previamente confecionado, especialmente ao fim-de-semana. Anualmente, em agosto, durante a primeira semana, realiza-se o "Ria a Gosto - Festival de Marisco da Costa Nova". Na Costa Nova podemos encontrar muitos e bons restaurantes, especializados em bacalhau, peixe fresco - grelhado ou em caldeiradas e ainda mariscos da Ria de Aveiro.

Ficha técnica:
Bandeira Azul: sim;
Tipo: oceânica;
Praia Acessível: sim;
Praia Dourada 10: sim;
Bares de Praia: sim;
Equipamentos Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, duches, instalações sanitárias, praia vigiada;
Desportos na praia: surfwindsurfbodyboardkitesurf, vela, pesca lúdica e voleibol de praia;
Outros desportos na envolvente: futebol, ténis, minigolfe, ciclismo, caminhadas, passeios de barco.



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque