PASSEAR PORTUGAL

online: visite mais de 2000 museus de todo o mundo

O Dia Mundial das Artes celebra-se a 15 de abril em todo o mundo. Trata-se de uma comemoração recente, aprovada em 2012 pela IAA (International Art Association). O objetivo desta comemoração é promover a atividade artística em todo o mundo. Este dia foi escolhido por ser a data de nascimento de Leonardo da Vinci, um dos maiores génios artísticos de todos os tempos.

Como sugestão, deixamos-lhe informação sobre a plataforma Google Arts & Culture (Arte e Cultura da Google), que permite visitar e conhecer museus de todo o mundo.


Auto-retrato com Pequeno Macaco, Frida Kahlo, 1945
Museu Dolores Olmedo, México
Faça clique na imagem para ver o auto-retrato completo

Google Arts & Culture (Arte e Cultura da Google) é uma plataforma que nos permite ter acesso e ver arte e cultura de várias coleções, museus e outros espaços culturais de vários pontos do mundo.

O Google Arts & Culture (Arte e Cultura da Google) permite visitar as melhores exposições, ampliar obras de arte até ao mínimo detalhe e pesquisar milhares de histórias, fotos, vídeos e manuscritos.

Podemos "viajar" sem sair do lugar para qualquer parte do mundo com visitas guiadas a lugares icónicos, edifícios famosos e maravilhas naturais, tudo online.

O Google Arts & Culture colaborou com mais de 2000 museus, galerias e instituições de 80 países para disponibilizar as suas exposições online e torná-las mais acessíveis. 

Entre as Funcionalidades disponibilizadas pelo Google Arte & Culture salientamos as seguintes:
• Visualização ampliada
• Realidade Virtual
• Procurar por época e por cor 
• Visitas virtuais - entre nos museus mais famosos do mundo e visite autênticos marcos icónicos
• Coleções pessoais - guarde as suas obras favoritas e partilhe as suas coleções com os seus amigos
• Nas proximidades - encontre museus e eventos culturais perto de si
• Exposições - faça visitas guiadas organizadas pelos peritos
• Resumo diário - descubra algo de novo sempre que abrir a aplicação
• Identificador de arte - agora quando visitar um museu, pode apontar a câmara do seu dispositivo às obras de arte para saber mais sobre elas, mesmo se estiver offline (em museus selecionados)

Aproveite e visite alguns dos espaços e coleções disponíveis.

Em alguns casos, a ferramenta Google Arts & Culture será mesmo a única maneira de estar perto de algumas obras, pois algumas destas, nem sequer estão atualmente em exposição ao público.



Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque