PASSEAR PORTUGAL

de visita pelo Parque Biológico de Vinhais


O Parque Biológico de Vinhais é um equipamento público, instalado pelo Município de Vinhais no Viveiro Florestal de Prada, local incluído no Perímetro Florestal da Serra da Coroa, a escassos 3km do centro de Vinhais e em pleno Parque Natural de Montesinho, no distrito de Bragança.

O Parque Biológico de Vinhais e toda a área que o envolve têm muito para oferecer. Podemos desfrutar de um leque diversificado de raças autóctones existentes na região, bem como, de uma riquíssima variedade de vegetação.
A vegetação da área envolvente é dominada pelos bosques de carvalhais (Quercus  pyrenaica), presentes em grande parte do território. Nas encostas os urzais, urzais-tojais e tojais, bem como os giestais em solos mais profundos cobrem a paisagem não agricultada.


Há várias formas de descobrir tudo aquilo que o parque e a sua envolvente oferecem. Pode-se fazê-lo a pé, desfrutando o percurso ao ritmo de cada um. Para alguns dos polos, a viatura pessoal é também uma opção, uma vez que o percurso está adequado para este tipo de transporte. Os mais aventureiros podem fazê-lo de bicicleta. Irá deparar-se ao longo de todo o caminho, com uma vegetação muito diversificada e uma geologia de caráter muito particular.
Estando o Parque Biológico situado em pleno Parque Natural de Montesinho, podem descobrir-se uma série de espécies de vertebrados de aves e de mamíferos como por exemplo, o lobo. Alguns dos polos do parque (Charca da Vidoeira, Barragem de Prada e Polo da Ciradelha) são ricos em espécies noturnas. 
A nível cultural, há vários locais a visitar na Vila de Vinhais. A título de exemplo, o Museu de Arte Sacra bem como o Parque Verde de Artes e Ofícios.

Em termos de alojamento, o Parque Biológico de Vinhais oferece várias alternativas, como sejam a Hospedaria, o Parque de Campismo, os Bungalows e os Pod’s.
A Hospedaria do Parque, é um novo equipamento instalado num recuperado Solar Setecentista,  e encontra-se localizada a 3 km do Parque, na aldeia de Rio de Fornos.


O Parque de Campismo tem uma área de acampamento com cerca de 250 metros quadrados. O Parque de Campismo oferece gratuitamente eletricidade, balneários (duches individuais com água quente), WC, lavadouros de loiça, pias, tanques de lavagem de roupa e zona de secagem roupa. Para a confeção e realização das refeições, é disponibilizado uma área de alimentação composta por churrasqueiras e mesas com capacidade para várias pessoas.


O Parque dispõe de Bungalows de várias tipologias. Todos os bungalows possuem uma cozinha equipada com micro-ondas, placa elétrica, frigorífico e alguns utensílios de cozinha. A sala está equipada com televisão, sofá e mesa para as refeições. Todos os bungalows têm aquecimento central. Nestes equipamentos é permitida a presença de animais de estimação, sendo o dono responsável por eventuais danos que possam ser causados pelos mesmos.


No parque temos outro tipo de alojamento que são os chamados Pod’s. Nestes equipamentos T1, com capacidade para duas pessoas, existe a possibilidade de ficar alojada mais uma pessoa, com idade até aos 12 anos, num sofá cama.


Os Pod's, possuem uma vista para a Piscina Biológica, encontrando-se equipados com TV, roupa de cama, de banho, Wc, cozinha com micro-ondas , frigorífico, placa de vidro cerâmica, assim como alguns utensílios necessários para realizar uma boa refeição. Nos Pod’s não é permitida a presença de animais de estimação.


Em termos de alojamento, são consideradas épocas altas o Período de Natal, a Feira do Fumeiro, o Período Páscoa, o Período de Verão e a RuralCastanea - Festa da Castanha. 

Reconhecida a nível nacional e internacional, a Feira do Fumeiro de Vinhais, que se realiza anualmente, em fevereiro, desde 1981, faz parte da agenda cultural da Vila de Vinhais. Destaca-se  pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”. Nos quatro dias de feira, além do fumeiro de raça bísara, estão disponíveis produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espetáculos musicais, tasquinhas e restaurantes preparados para receber milhares de visitantes todos os anos.
Quando puder, faça uma visita a esta região transmontana, e ganhe inspiração para os seus dias.


Acompanhe o Portal de Turismo
     




Turismo histórico - em destaque